Ubuntu 14.10 chegará no dia 16 de Outubro!

 

Publicado por Cláudio Novais

Ubuntu 14.10 Utopic Calendario

Após o lan­ça­mento do Ubuntu 14.04, o Ubuntu mais es­tável e re­co­men­dável para os pró­ximos anos, os es­forços da Ca­no­nical estão agora vi­rados para o Ubuntu 14.10 Utopic Uni­corn. Após essa re­fe­rida versão que tinha como único ob­je­tivo es­ta­bi­li­zação, agora es­pera-se muitas mo­di­fi­ca­ções e ino­va­ções para o Ubuntu 14.10.

Se­gundo o ca­len­dário de de­sen­vol­vi­mento que po­derá ver neste ar­tigo, o Ubuntu 14.10 será lan­çado no dia 16 de Ou­tubro de 2014.

Es­pera-se do Ubuntu 14.10 um sis­tema com muitas no­vi­dades e mo­di­fi­ca­ções, o que sig­ni­fica que a es­ta­bi­li­dade po­derá não ser a me­lhor, mas por outro lado será um sis­tema mais mo­derno. É pre­ci­sa­mente por este mo­tivo que ge­ral­mente se dis­tingue os uti­li­za­dores do Ubuntu:

  • Os uti­li­za­dores que prezam pela es­ta­bi­li­dade – Este uti­li­za­dores ge­ral­mente ficam-se pelas ver­sões do Ubuntu que são LTS, no­me­a­da­mente o Ubuntu 12.04, o Ubuntu 14.04 e no fu­turo, o Ubuntu 16.04. Estes Ubuntu ge­ral­mente não têm muitas no­vi­dades em re­lação às ou­tras ver­sões, mas têm a van­ta­gens de serem muito es­tá­veis e terem anos de su­porte con­tínuo.
  • Os uti­li­za­dores que gostam de sis­temas mo­dernos – Por outro lado, há muitos uti­li­za­dores que gostam de ter todas as apli­ca­ções mais atu­a­li­zadas pos­sí­veis, com as fun­ci­o­na­li­dades mais mo­dernas. Ge­ral­mente estes sis­temas têm inú­meras van­ta­gens de fun­ci­o­na­li­dades e ve­lo­ci­dade, no en­tanto, uma vez que o software é muito novo, a es­ta­bi­li­dade por vezes não é a me­lhor.
O que po­derá trazer de novo o Ubuntu 14.10?

Unity 8 nos seus primeiros passos

O Ubuntu 14.10 ainda não tem ne­nhum ob­je­tivo con­creto em termos de novas fun­ci­o­na­li­dades. Há al­gumas que já po­demos supor com al­guma cer­teza, no en­tanto, tudo isso só será dis­cu­tido pu­bli­ca­mente na vUDS que irá de­correr no dia 12 de Junho. Nessa al­tura te­remos noção das ideias para este Ubuntu 14.10 e sa­be­remos de grosso modo quais im­ple­men­ta­ções terão pri­o­ri­dade.

Com o tempo, novas ideias/fun­ci­o­na­li­dades po­derão ser im­ple­mentas, mas só até fi­nais de Agosto, onde che­gará a versão Beta, o que sig­ni­fica que a partir desse mo­mento existe um con­ge­la­mento de fun­ci­o­na­li­dades e inicia-se o pro­cesso es­ta­bi­li­zação até ao dia 16 de Ou­tubro.

Apesar de ainda não existir nada em con­creto, es­pera que o de­sen­vol­vi­mento do Unity8 re­cebe um im­pulso muito grande. Pro­va­vel­mente não será ainda o am­bi­ente grá­fico pa­drão, mas pos­si­vel­mente já será pos­sível ins­talar e usar (para os mais aven­tu­reiros). Para além disso, o ar­ranque irá so­frer uma al­te­ração re­la­ti­va­mente pro­funda, des­car­tando uma das fun­ci­o­na­li­dades mais in­te­res­santes que o Ubuntu teve desde quase a sua as­censão para o es­tre­lato, o ups­tart. Es­pera-se que no Ubuntu 14.10, o ups­tart seja subs­ti­tuido pelo Sys­temD, tal como ocorreu com o De­bian.

Por fim, é es­pe­rada também a tão acla­mada con­ver­gência entre o Ubuntu Desktop e o Ubuntu Touch, sendo que é pos­sível que co­mecem a apa­recer apli­ca­ções do Ubuntu Touch no Ubuntu normal, o Ubuntu Desktop. Nem todos os uti­li­za­dores fi­carão sa­tis­feitos, mas isso será uma questão que não só po­derá ser dis­cu­tida na vUDS como também po­derão sempre re­mover e ins­talar as apli­ca­ções pre­fe­ridas. Se­gundo as Blu­e­Prints já apro­vadas, a API das Unity Scopes po­derá re­ceber também mo­di­fi­ca­ções, o que em termos de se­gu­rança é algo pri­o­ri­tário.

Ca­len­dário do Ubuntu 14.10

Tal como já foi adi­an­tado na secção an­te­rior, o Ubuntu 14.10 terá o se­guinte ciclo de de­sen­vol­vi­mento:

  • 26 de Junho: Alpha 1
  • 24 de Julho: Alpha 2
  • 21 de Agosto: Fe­a­tu­re­Freeze (inicio do ciclo de es­ta­bi­li­zação)
  • 28 de Agosto: Beta 1
  • 25 de Se­tembro: Beta final
  • 16 de Ou­tubro: Versão final do Ubuntu 14.10 Utopic Uni­corn.

Re­lem­bramos apenas que este ca­len­dário não é algo que ge­rará ver­sões tal como ou­trora acon­tecia, mas será um ca­len­dário de de­sen­vol­vi­mento, onde os pro­gra­ma­dores ge­ral­mente se­guem à risca. Re­la­ti­va­mente aos sa­bores do Ubuntu, es­pera-se que estes lancem ver­sões a cada versão Alpha e Beta, para os uti­li­za­dores tes­tarem.

Re­fe­rên­cias

Fonte: http://ubuntued.info/ubuntu-14-10-chegara-no-dia-16-de-outubro

avatar_wordpress_clean61251_thumb3

http://fabianoflorentino.com

Anúncios

Publicado em 15 de outubro de 2014, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: