Desvende 10 segredos pouco conhecidos do Windows 7

“Papéis de parede escondidos, calculadora científica, Projetor de tela, conheça esses e mais alguns truques escondidos no W7”

Por Magno Junior Silva Mesquita

Quando lançado em 2009, o Windows 7 surpreendeu pelo seu desempenho leve e interface limpa. O sucessor do, pouco sucedido, Windows Vista, provou sua superioridade desbancando em 2012 o Windows XP e alcançando quase a metades dos usuários mundiais.

Mesmo após 3 anos do seu lançamento e tendo que disputar lugar com o novíssimo Windows 8, o W7 esconde algumas funções muito úteis e pouco conhecidas do público em geral. Conheça a seguir algumas delas

1. Papel de Parede Secreto

Você não precisa salvar no Windows 7, ou comprar DLCs para ter um papel de parede secreto em sua área de trabalho.  De acordo com a linguagem que você seleciona na hora da instalação do sistema, o Windows inclui um tema diferente e papéis de paredes personalizados.

Para personalizar seu computador de acordo com a região do seu sistema, visite o endereço “C:\Windows\Globalization\MCT”. Na pasta “Theme” você encontra o tema personalizado – BR caso seu sistema seja brasileiro. Na pasta Brasil, você visualiza os papéis de paredes personalizados com lugares paradisíacos e belos.

2.  Instalar fontes

Antes do Windows 7, para instalar fontes você tinha que acessar a caixa diálogo “Adicionar Fontes”,  ou arrastar o arquivo para o local de fontes, perdendo um bom tempo. Entretanto, no Windows 7 a instalação de fontes foi simplificada. Com um botão “Instalar” no visualizador de fontes, você pode inclui novos modelos, com apenas um clique.

O Windows 7 reconhece automaticamente o formato de fontes. Logo, quando você baixar um arquivo que contenha uma fonte, extraia seu conteúdo e dê um duplo clique. Automaticamente o visualizador mostrará o modelo da fonte, um botão para “Imprimir” e outro para “Instalar”, basta clicar no último.

Além disso, também é possível ocultar fontes de acordo com as configurações regionais e adicionar 4 pesos para uma fonte (Regular, Italic, Bold Italic, Demibold etc). O motor de renderização de texto DirectWrite também foi aprimorado, eliminando as margens desfocadas em fontes, tornando-as mais finas e legíveis.

3. Gravar ISO

Com o sistema de gravação de ISO embutido no Windows 7, você elimina a necessidade de aplicativos terceiros. Para utilizá-lo basta clicar com o botão direito do mouse e escolher “Abrir com/ Gravador de Imagem do Disco do Windows”. Aponte a unidade de Gravação de Discos, insira o CD/DVD e clique em “Gravar”. Se quiser verificar o disco após a gravação, basta marcar a opção correspondente.

4. Calibrador de Cores

Está com problemas para visualizar os textos e imagens no Windows 7? Que tal ajustar as cores do sistema e deixá-la ao seu gosto? Com a ferramenta “Exibir Calibragem de Cores” você faz ajustes finos na imagem do monitor. Para acessá-la, digite no campo de pesquisa do Menu Iniciar “dccw” e pressione “Enter”, siga os passos e ajuste as configurações do monitor.

Ao final do processo, será mostrada a opção “Ativar ClearType” (também é possível acessá-la digitando na pesquisa “cttune” e pressionando “Enter”). Segundo informa a própria Microsoft, a tecnologia otimiza a qualidade do texto em monitores LCD e TVs, deixando-a tão nítida como se estivesse impressa em papel.

5. Executar programas como administrador

Alguns softwares requerem permissões de administrador. Se você possui essas permissões e quer executar o software rapidamente, basta segurar as teclas “Ctrl+Shift+Enter”. Automaticamente ele será acionado com permissões de administrador.

6. Gravador de Problemas

Os famosos erros do Windows não são novidade nem para sua própria desenvolvedora. Pensando nisso, ela incluiu dentro das opções de Envio de feedback, uma ferramenta para gravar as ações tomadas que geram um problema. Assim, caso o Windows trave, basta acionar a ferramenta, clicar em “Iniciar Gravação” e reproduzir os movimentos realizados antes do travamento.

Terminado a gravação, o software gera um arquivo em HTML com o passo a passo ilustrado, constando as ações executadas. Para acessar essa ferramenta, basta utilizar a busca do Menu Iniciar e digitar: “psr.exe”.

7. Projetor de tela

Utilizar os recursos de projeção de tela antes do Windows 7 dava bastante dor de cabeça. Você teria que procurar um aplicativo terceiro, e realizar toda a configuração da máquina para enviar a imagem do desktop/notebook para um projetor. Mas no Windows 7 a tarefa foi simplificada.

Pressione “Win+P” para ver as opções de projeção. É possível definir se deseja duplicar a imagem em mais de uma tela, estender a exibição, apresentar somente no computador ou no projetor. Simples e prático.

8. Exibindo prévias na barra de tarefas

As prévias na barra de tarefas no Windows 7 lhe ajudam saber qual o conteúdo do aplicativo/documento aberto, sem ter que abrir a tela inteira no Desktop. Uma maneira ágil e inteligente para economizar tempo e não ter que navegar entre dezenas de páginas abertas.

Se você acha que as prévias demoram muito para aparecer, há uma maneira para acelerar essa exibição, mas para isso você terá que mexer no registro do sistema. É recomendável fazer um backup antes de prosseguir e tomar bastante cuidado.

Digite no campo de pesquisar no Menu Iniciar “regedit” e pressione “Enter”.  No Editor de Registro navegue em “HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Mouse” e, à direita, dê um duplo clique em “MouseHoverTime”.

Na nova caixa de dialogo, o número 400 representa os milissegundos que antecedem o passar do mouse e a exibição das prévias. Diminua os milissegundos para ver as miniaturas rapidamente.

9. Calculadora especializada

A velha calculadora do Windows também foi bastante aprimorada no Windows 7. Agora, além das opções de cálculos básicos ou cientifico, ela também possibilita realizar conversões de ângulos, temperatura (Fahrenheit e Celsius), calcular datas, consumo de combustível, cálculos estatísticos, entre outras opções.

Para executar a calculadora, digite no campo de pesquisa do menu iniciar “Calc”, ou acione o aplicativo pelo caminho Menu Iniciar / Todos os Programas / Acessórios / Calculadora. Depois, é só escolher no menu exibir a calculadora que mais se adapte às suas necessidades.

10. Gerenciamento de janelas

Com certeza a grande novidade do Windows 7, antes é claro do W8, foi a interface. O sistema de janelas do W7 é muito mais simples e prático do que seus antecessores, por exemplo:

  • Arraste a janela e solte-a em um determinado canto da tela para fixá-la;
  • Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a janela, segure e “sacuda” a janela para minimizar todas as outras telas abertas no Desktop;

Atalhos:
  • “Win + (Seta para esquerda) ou (Seta para direita)”: fixa a janela em um dos cantos da tela;
  • “Win + (Seta para cima) ou (Seta para baixo)”: maximiza e restaura/minimiza a janela;
  • “Win + Shift + (Seta para cima) ou (Seta para baixo)”: maximiza verticalmente

E você, conhece mais algum truque do Windows 7? Compartilhe com a gente :)

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/desvende-10-segredos-pouco-conhecidos-do-windows-7.html#ixzz2vJK8LEsX

avatar_wordpress_clean612

http://fabianoflorentino.com/

Anúncios

Publicado em 7 de março de 2014, em Aplicativos, Superdownloads e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: