Como instalar o novo Kernel Linux 3.12.13 no Ubuntu 13.10/12.04

 

Publicado por Cláudio Novais

Lançado o Kernel Linux 3.12.13

O novo Kernel Linux 3.12.13 acabou de ser em­pa­co­tado pela Ca­no­nical, es­tando por­tanto dis­po­nível para down­load. Este kernel 3.12x, a versão mais es­tável atu­al­mente, traz no­vi­dades muito im­por­tantes para quem uti­liza placas de vídeo hí­bridas da AMD e nVidia, bem como para os sis­temas de fi­cheiros Ext4, F2FS, XFS e BTRFS.

Este Kernel não está pre­sente nas atu­a­li­za­ções de ne­nhum Ubuntu, no en­tanto, você pode tê-lo no seu Ubuntu. Assim, neste ar­tigo damos-lhe a co­nhecer o Kernel 3.12.13 e ex­pli­camos como você o pode ins­talar ma­nu­al­mente de forma fácil. De sa­li­entar que o mé­todo ex­pli­cado neste ar­tigo não re­quer qual­quer pro­ce­di­mento com­plexo de com­pi­lação. Este kernel foi em­pa­co­tado tendo em vista os úl­timos Ubuntus, por­tanto fun­ciona bem no Ubuntu 13.10, 13.04 (que tem o su­porte des­con­ti­nuado), no Mint 15 e no Mint 16. Fun­ciona também na versão LTS mais atual, o Ubuntu 12.04 e Ele­men­taryOS.

ATENÇÃO: A ins­ta­lação do Kernel é um pro­ce­di­mento apenas para usuá­rios com
co­nhe­ci­mentos ca­pazes de des­fa­zerem a ins­ta­lação caso ocorra algo er­rado.

O mé­todo apre­sen­tado neste ar­tigo uti­liza um script edi­tado e tes­tado pela equipa do Ubun­tued (veja o vídeo abaixo). O script é ex­tre­ma­mente sim­ples e ba­si­ca­mente faz down­load dos pa­cotes deb do Kernel Linux con­forme a ar­qui­te­tura do seu com­pu­tador (que estão pre­sentes neste link). Você pode ver o có­digo fonte desse script quando fizer down­load para o seu com­pu­tador, bas­tando para isso abrir o fi­cheiro com o Editor de Fi­cheiros do Ubuntu, o Gedit.

Re­la­ti­va­mente às no­vi­dades do Linux Kernel 3.12.13, são apenas mo­di­fi­ca­ções de ma­nu­tenção da fa­mília Linux Kernel 3.12x. Você pode saber mais sobre o Kernel 3.12x aqui (em in­glês). Verá que que este Kernel 3.12x, tem van­ta­gens im­por­tantes para quem uti­liza placas de vídeo AMD, nVidia e Intel Haswell. De resto você pode saber mais de­ta­lhes sobre esta versão em con­creto aqui:

O pro­ce­di­mento de ins­ta­lação é ex­tre­ma­mente sim­ples. No en­tanto, como o Kernel é a parte mais im­por­tante do Ubuntu, muita gente ofe­rece al­guma re­sis­tência em ex­pe­ri­mentar ins­talar. Antes de você re­a­lizar o pro­ce­di­mento, re­co­men­damos que veja o vídeo se­guinte onde mos­tramos todo o pro­cesso de ins­ta­lação de um kernel an­te­rior:

Como ins­talar o Kernel 3.12.13

Tal como re­fe­rido o pro­ce­di­mento usa um pe­queno script que faz down­load dos fi­cheiros deb con­forme a ar­qui­te­tura do com­pu­tador. O pro­ce­di­mento deve ser exe­cu­tado se­quen­ci­al­mente e todo ele feito pelo ter­minal.

  • Na­vegue para a pasta tem­po­rária do Ubuntu:

cd /tmp

  • Faça down­load do script:

wget http://​ubuntued.​info/​kernels/​kernel-3.​12.​13 -O kernel-3.12.13

  • De­fina o fi­cheiro do script como exe­cu­tável:

chmod +x kernel-3.12.13

  • Exe­cute o script com o co­mando abaixo. Ele irá per­guntar se você tem a cer­teza. Car­regue na tecla ENTER para con­ti­nuar. Aguarde e acom­panhe a ins­ta­lação.

sudo sh kernel-3.12.13

  • Quando o pro­ce­di­mento de ins­ta­lação do co­mando an­te­rior ter­minar, você já tem o kernel ins­ta­lado. Sig­ni­fica por­tanto que apenas pre­cisa de rei­ni­ciar para co­meçar a uti­lizar. Para tal exe­cute o co­mando se­guinte:

sudo re­boot

De­pois de rei­ni­ciar, se você quiser con­firmar que está a usar o novo kernel, abra o ter­minal e es­creva o co­mando se­guinte:

uname -r

Como re­mover o Kernel 3.12.13

A ins­ta­lação do Kernel 3.12.13 deu algum pro­blema? Você quer re­mover este kernel? O pro­ce­di­mento de re­moção também é muito sim­ples, basta es­crever o co­mando se­guinte no ter­minal:

sudo apt-get purge linux-image-3.12.13-*

 

Fonte: http://ubuntued.info/como-instalar-o-novo-kernel-linux-3-12-13-no-ubuntu-13-10-12-04

avatar_wordpress_clean61

http://fabianoflorentino.com/

Anúncios

Publicado em 27 de fevereiro de 2014, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: