Ubuntu Edge: o smartphone oficial do Ubuntu!

 

Publicado por Rodolpho Carvalho

Ubuntued - Ubuntu Edge Phone

O smartphone que é meio ce­lular meio com­pu­tador, isto é, o pri­meiro dis­po­si­tivo re­al­mente dual do mundo foi mos­trado ao mundo na data de ontem, 22 de julho. Após a Ca­no­nical so­frer um ataque ao seu fórum ofi­cial – que po­deria fazer com que o anúncio fosse adiado – a em­presa la­ranja re­solveu lançar um pro­duto preto: o Ubuntu Edge.

Com um novo con­tador na pá­gina ini­cial, como já está vi­rando pa­drão nos lan­ça­mentos mais in­te­res­santes da em­presa, o mundo open-source e até mesmo de por­tais de tec­no­logia fi­caram de olho no site da Ca­no­nical. E, desta vez, ocorreu va­za­mentos de in­for­ma­ções, como acon­tece para grandes em­presas como Go­ogle, Mo­to­rola e Apple.

O con­tador

ubuntu-website-homepage-july-18M

Quatro dias antes do lan­ça­mento do smartphone, a Ca­no­nical co­locou um con­tador in­te­res­sante no site do sis­tema Ubuntu. Muitos apos­tavam mesmo na ideia do smartphone, prin­ci­pal­mente por dicas dei­xadas na tela e no có­digo fonte da pá­gina. Como a Ca­no­nical já havia so­li­ci­tado uma pa­tente de smartphone cha­mado Ubuntu Edge e as classes CSS do có­digo do con­tador es­tavam re­che­adas de “edge”, não foi nada di­fícil des­co­brir. Aliás, pa­recia mesmo que a em­presa la­ranja con­tratou pés­simos pro­fis­si­o­nais de mar­ke­ting para deixar pistas: nós sa­bemos juntar peças. Não foram tão smart no lan­ça­mento do smartphone.

O site OMG! Ubuntu! disse que po­deria ser o smartphone. Ou um re­lógio. Se fosse o lan­ça­mento de um re­lógio, seria bem in­te­res­sante também. Isso mos­traria que a Ca­no­nical está dentro de todos os mai­ores acon­te­ci­mentos tec­no­ló­gicos atuais. Mas dei­xa­remos a ideia de um smartwatch para de­pois: a Ca­no­nical pode, sim, lançar um Ubuntu Watch. Questão de tempo.

De­pois de deixar todo o mundo tec­no­ló­gico al­vo­ro­çado, a Ca­no­nical sim­ples­mente tira o con­tador do site e co­loca in­for­ma­ções sobre o Juju, pro­duto da Ca­no­nical para ser­vi­dores. Quer saber como todos nós fi­camos? De­ses­pe­rados! O lan­ça­mento po­deria não acon­tecer mais. E então, a la­ranja acabou ex­plo­dindo…

Va­za­mentos

Uma das imagens que vazou!edge-4-largeM

Você sabe o que é um spoiler? Es­tragar a sur­presa de algum filme, série de TV ou livro? Ou a sur­presa de um lan­ça­mento muito aguar­dado? Foi exa­ta­mente isso que acon­teceu. Todas as fotos do smartphone da Ca­no­nical va­zaram. Todas! E isso foi tudo por um des­cuido da pró­pria em­presa! Ao invés da Ca­no­nical pro­teger as pastas com ar­quivos do site para apenas quem deve ter acesso a isso, as pastas es­tavam to­tal­mente li­be­radas para qual­quer pessoa na in­ternet ve­ri­ficar suas es­tru­turas e ar­quivos. Hoje estas pastas estão com Acesso Proi­bido, mas na­quele mo­mento, tudo es­tava aberto.

Quer saber a ver­dade? Vazou tudo de imagem que você pode ima­ginar. Desde a frente do apa­relho até o lo­go­tipo em alta re­so­lução.

Nem pre­cisa dizer que o pos­sível re­lógio le­van­tado pela equipe OMG! também foi pra beira do pre­ci­pício… E a Ca­no­nical não se pro­nun­ciou sobre estes va­za­mentos, do mesmo jeito que em­presas como Go­ogle e Mo­to­rola fazem.

Roubo de se­nhas

Forum Oficial do Ubuntu hackeadoNo meio disso tudo, todas as se­nhas do Ubuntu Forum foram rou­badas e o site foi hac­keado. Se antes não sa­bíamos se te­ríamos mais o lan­ça­mento, agora que a si­tu­ação ficou pior. Ima­gine, para uma em­presa do porte da Ca­no­nical, ter um site seu hac­keado en­quanto um lan­ça­mento é pre­pa­rado. Bom, foi exa­ta­mente isso que acon­teceu. A Ca­no­nical dri­blou bem a si­tu­ação – talvez novos pro­fis­si­o­nais de mar­ke­ting foram con­tra­tados – e con­ti­nuou com a vida man­dando todo mundo mudar as se­nhas. Sim­ples assim. In­vasão em site, va­za­mento de in­for­ma­ções… Tudo isso em um mesmo mo­mento.

A per­gunta que ainda pai­rava no ar, no 3º dia dado pela Ca­no­nical.

E no 4º dia…

Ubuntu CountDown EdgeO con­tador volta. Quer dizer, não volta. A Ca­no­nical co­locou no site que tinha uma grande no­vi­dade para apre­sentar. O bur­bu­rinho, que mos­trou-se certo no­va­mente, seria de que a Ca­no­nical iria apre­sentar o Edge na­quele dia mesmo. Nin­guém mais acre­di­tava que seria um re­lógio ou qual­quer coisa do tipo. Todos nós que­ríamos ver o smartphone da Ca­no­nical. Ok, ver não, pois isso todo mundo já tinha visto. Mas que­ríamos saber como ele seria, suas ex­pe­ci­fi­ca­ções, fun­ções, etc. E foi bem isso que acon­teceu. Veja só.

Ubuntu Edge

A Ca­no­nical fi­nal­mente mos­trou o apa­relho ao mundo. Com o tão aguar­dando sis­tema Ubuntu Touch e o pró­prio Ubuntu para desktop, o apa­relho veio para mos­trar que a Ca­no­nical não está brin­cando em ser­viço e pode ser tão grande quanto as em­presas pro­pri­e­tá­rias.

Mesmo aqueles que falam que a Ca­no­nical está aban­do­nando a questão open source pre­cisam con­cordar que este dis­po­si­tivo é um ótimo ca­minho para o Linux re­al­mente de­colar no mer­cado. Aliás, não apenas este apa­relho mas a Ca­no­nical como um todo.

ubuntu-edge-desktop

O apa­relho virá com o An­droid e o Ubuntu Touch em dual-boot, prá­tica bas­tante co­nhe­cida por usuá­rios Linux que re­a­lizam este pro­ce­di­mento com um sis­tema de ja­nelas. Poder es­co­lher entre An­droid e Ubuntu Touch é bem in­te­res­sante, pois a Ca­no­nical mostra que sabe que o sis­tema ainda não está ma­duro o su­fi­ci­ente como pla­ta­forma como o ro­bo­zinho verde. Afinal de contas, quais são os apli­ca­tivos para o Ubuntu Touch? Pois é, são poucos. Além disso, caso o usuário co­necte o Edge em uma dock li­gada a um mo­nitor e te­clado e mouse, o de­vice vira um desktop com Ubuntu for Desk­tops, po­dendo editar do­cu­mentos com o Li­bre­Of­fice, es­cutar mú­sica com o Music ou até mesmo na­vegar pelo Ch­ro­mium e ins­talar apli­ca­tivos pela Cen­tral de Pro­gramas do Ubuntu. Isso a Apple ou a Go­ogle ainda não con­se­guiram re­a­lizar e, por in­crível que pa­reça, apenas a RIM Black­berry que es­tava pen­sando desta forma. Boa jo­gada, Ca­no­nical.

edge-2-largeM

As es­pe­ci­fi­ca­ções do apa­relho também são ótimas. Veja por você mesmo:

  • Dual boot entre Ubuntu Mo­bile OS e An­droid
  • To­tal­mente in­te­grado ao Ubuntu Desktop quando es­tiver numa dock
  • CPU Multi-core
  • 4GB de RAM
  • 128GB de me­mória de ar­ma­ze­na­mento
  • Dis­play de 1280×720 em HD
  • Câ­mera de 8mp tra­seira
  • Câ­mera de 2mp frontal
  • Dual-LTE, dual band
  • Wi-Fi 802.11n
  • Bluw­tooth 4
  • NFC
  • GPS, ace­le­ró­metro, gyro, sensor de pro­xi­mi­dade, bús­sola
  • Som es­tério com áudio HD
  • Dois mi­cro­fones para gração
  • Can­ce­la­mento de ruido
  • Co­nector MHL
  • Ba­teria de Li-Ion
  • Ta­manho: 64 X 9 X 124mm

A Ca­no­nical ainda in­forma que o apa­relho é livre e pode ser mo­di­fi­cado (claro, em questão de sis­tema). Isto sig­ni­fica que será pos­sível ins­talar o Fi­refox OS no apa­relho, por exemplo. Esta é uma das grandes di­fe­renças do Edge em re­lação a ou­tros dis­po­si­tivos.

O dis­po­si­tivo da Ca­no­nical con­corre com grandes apa­re­lhos do mundo e tem força o su­fi­ci­ente para ser um grande apa­relho. Porém tem a questão do preço. E o lan­ça­mento um pouco de­mo­rado: está pro­gra­mado para maio de 2014. Até lá, as ou­tras em­presas podem uti­lizar fun­ções do Edge em seus dis­po­si­tivos, como acon­teceu com al­gumas ideias do Ubuntu Touch.

Va­lores e do­a­ções

Ubuntu Edge no Indiegogo

A Ca­no­nical pede ajuda da co­mu­ni­dade para con­se­guir o ob­je­tivo de 32 mi­lhões de dó­lares para con­se­guir re­a­lizar o Ubuntu Edge. Em menos de 4 horas, con­se­guiram chegar a 1 mi­lhão! E, neste mo­mento em que o ar­tigo é es­crito, chegou a mais de 3 mi­lhões de dó­lares. Eles pre­cisam do valor em 30 dias. Pos­sí­vel­mente, a Ca­no­nical vai con­se­guir o di­nheiro e te­remos o apa­relho lan­çado.

Se você quiser fazer a sua do­ação, sinta-se livre para fazer aqui. Qual­quer valor é im­por­tante neste mo­mento. Mas existem do­a­ções que podem fazer di­fe­rença. Se você doar $20, apa­re­cerá no site do Edge como founder. Se doar $600, ga­nhará uma oferta do Ubuntu Edge du­rante 24h, isto é, um preço es­pe­cial para a compra do dis­po­si­tivo; além de ga­nhar o nome na pá­gina do Ubuntu Edge também. Do­ando $830 ($860 para quem está fora dos Es­tados Unidos e do Reino Unido), terá acesso ao Edge em seu lan­ça­mento e, além disso, o nome na pá­gina do dis­pos­tivo. $10.000, ganha o Edge, en­contro com o Mark Shut­tleworth, acesso di­reto a e-mail da equipe, evento de lan­ça­mento, um dos 50 apa­re­lhos nu­me­rados e o nome na pá­gina do Edge. Os que qui­serem de­sem­bolsar $80.000, em um pa­cote pró­prio em­pre­sa­rial, terão acesso a 100 Edge, workshop de in­te­gração do Ubuntu e o An­droid em sua em­presa e su­porte di­reto da Ca­no­nical por tempo li­mi­tado.

Con­si­de­ra­ções fi­nais

Es­pe­ramos que o Edge não seja mais um ba­gaço do sis­tema la­ranja e re­al­mente seja lan­çado em maio de 2014 e seja um grande marco tanto para o mer­cado móvel como para os sis­temas open-source. Desta vez, não há como negar que o Linux pode ser bo­nito, es­tável e uti­li­zado por qual­quer pessoa. Os ar­gu­mentos estão cada vez mais baixos e em breve a pla­ta­forma aberta será uti­li­zada por todos. Hoje muitos que não gos­tavam do Linux estão com um apa­relho An­droid ao seu lado (o meu está aqui en­quanto es­crevo este ar­tigo). O Linux está cres­cendo cada vez mais e, o que não cresceu em desktop, está cres­cendo em mer­cado mo­bile. Mas, in­fe­liz­mente, nem todos nós po­de­remos ter o Edge.

No Brasil, por exemplo, as altas taxas de im­postos farão com que o dis­po­si­tivo chegue aqui com um preço ab­surdo. Claro que, para as mon­ta­doras, o Brasil é um ótimo local para suas fá­bricas, pois há muita isenção fiscal. Já a ANATEL pode não re­gu­la­rizar o apa­relho pois ele não é apenas um ce­lular. Ele também é um com­pu­tador. Mas isso tudo não é um pro­blema tão grande com­pa­rado a questão de “e se o apa­relho der um pro­blema?”. Qual a ga­rantia que a Ca­no­nical vai dar para os usuá­rios de ou­tros países? Es­ta­ríamos em­bar­cando em uma rou­bada? A la­ranja vi­raria ba­gaço de novo? Temos de aguardar, como sempre aguar­damos.

edge-3-largeM

Fonte: http://ubuntued.info/ubuntu-edge-o-smartphone-oficial-do-ubuntu

avatar_wordpress_arredondado

http://fabianoflorentino.com/

Anúncios

Publicado em 23 de julho de 2013, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: