Ubuntu 13.04: Unity mais rápido e barra vertical mais personalizável

Publicado por Cláudio Novais

Unity com barra minúscula no ubuntu 13.04M

Nas úl­timas se­manas o Ubuntu 13.04 Ra­ring Ring­tail tem re­ce­bido inú­meras oti­mi­za­ções ao nível da per­for­mance do Unity. A ve­lo­ci­dade de aber­tura do Dash e das pre­views, bem como a pro­cura de itens no Dash do Unity, está con­si­de­ra­vel­mente mais rá­pida. As di­fe­renças são bem per­ce­tí­veis.

En­tre­tanto, nos úl­timos dias apre­sen­taram al­gumas novas fun­ci­o­na­li­dades que muita gente pedia, no­me­a­da­mente a pos­si­bi­li­dade de poder pôr a barra ver­tical do Unity com uma lar­gura de 8px (antes o li­mite mí­nimo era 32px).

Captura de ecra de 2013-01-21 06:15:36M

Para quem tem o Ubuntu 13.04 ins­ta­lado, pro­va­vel­mente re­parou que os ícones foram mo­di­fi­cados numa das úl­timas atu­a­li­za­ções. Não só os ícones das lentes do Dash foram atu­a­li­zados (ver imagem acima), como também houve uma atu­a­li­zação de al­guns ícones da barra la­teral, no­me­a­da­mente o ícone que abre o Dash (tal como pode ver na imagem abaixo).

Captura de ecra de 2013-01-21 02:43:49M

Para os mais per­fe­ci­o­nistas, as me­lho­rias vi­suais também estão pre­sentes na pró­pria barra do Unity (não só nos ícones!). Se re­parar na imagem acima, as pe­lí­culas agora têm brilho não tão des­ca­rado e a pri­meira pe­lí­cula segue a mesma forma das se­guintes, ao con­trário do que acon­tecia antes, que era mais ar­re­don­dada.

A maior no­vi­dade aqui apre­sen­tada é talvez uma fun­ci­o­na­li­dade muito pro­cu­rada pelos uti­li­za­dores do Ubuntu com o Unity: os li­mites mí­nimos de ta­manho dos ícones foram al­te­rados! Agora aquele li­mite mí­nimo (ainda grande para muitos uti­li­za­dores) de 32­pi­xeis, passou a ser de 8 pi­xeis, per­mi­tindo assim que os uti­li­za­dores con­sigam poupar ainda mais es­paço da tela, tal como pode ver na imagem abaixo:

unity com barra pequena no ubuntu 13.04M

Para al­terar o ta­manho dos ícones, você pode uti­lizar o Sis­tema de Con­fi­gu­ração do Compiz, apre­sen­tado no link se­guinte:

Se o abrir e aceder à secção do plugin do Unity, na aba dos Laun­cher po­derá en­con­trar a opção “Laun­cher Icon Size” e mo­di­ficar para um valor di­fe­rente, no­me­a­da­mente o valor mí­nimo que é 8, tal como apre­senta na imagem abaixo (clique na imagem para ver me­lhor):

Unity com barra minúscula no ubuntu 13.04

Esta no­tícia vem provar que a nova equipa da Ca­no­nical que está a tra­ba­lhar ex­clu­si­va­mente para a me­lhoria do Unity, tem tra­ba­lhado bas­tante bem. O facto de agora haver uma equipa com­ple­ta­mente fo­cada às me­lho­rias está a tornar o Unity numa so­lução cada vez mais viável. Para além disso, a forte ne­ces­si­dade de oti­mi­za­ções de pro­ces­sa­mento para os sis­temas mo­bile fará, com cer­teza, com que o Unity fique cada vez mais rá­pido.

 

avatar_wordpress_arredondado

https://fabianoflorentino.wordpress.com

Anúncios

Publicado em 25 de janeiro de 2013, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: