Write Space: Editor de texto sem distracções e produtivo [Chrome]

Publicado por Luís Cardoso

O Write Space é uma ex­ce­lente apli­cação para re­digir textos com o má­ximo de con­cen­tração e ob­jec­ti­vi­dade. Esta apli­cação para o Go­ogle Ch­rome/Ch­ro­mium es­conde todas as dis­trac­ções que você po­derá en­con­trar no seu com­pu­tador, fo­cando-o apenas no texto que está a es­crever.

O grande ob­jec­tivo do Write Space é pro­por­ci­onar ao uti­li­zador/re­dactor um am­bi­ente sin­gular que não lhe con­ceda dis­trac­ções mas que ao mesmo tempo seja cons­ti­tuído pelas fun­ci­o­na­li­dades bá­sicas de es­crita, se­me­lhante ao en­con­trado no Fo­cus­Writer mas sem ter de sair do Go­ogle Ch­rome/Ch­ro­mium para o fazer, no­me­a­da­mente: cor­rector or­to­grá­fico e es­ta­tís­ticas do do­cu­mento.

Tal como re­fe­rido acima, o Write Space centra-se prin­ci­pal­mente em pro­por­ci­onar ao uti­li­zador algo que seja o menos dis­trac­tivo pos­sível. Por isso, na sua forma normal, en­quanto está a re­digir os textos, o uti­li­zador apenas vê um fundo, sim­ples (pode es­ta­be­lecer uma cor a seu gosto nas op­ções da apli­cação) com um texto por cima (tal como pode ver na imagem acima).

Ao nível pro­du­tivo, para além deste vi­sual ex­ce­lente que evita dis­trac­ções, in­clui es­ta­tís­ticas im­por­tantes, no­me­a­da­mente o nú­mero de pa­la­vras (Words), nú­mero de pa­rá­grafos (Lines) e o nú­mero de ca­rac­teres es­critos (Cha­rac­ters).

INS­TA­LAÇÃO

A ins­ta­lação desta apli­cação é ex­tre­ma­mente sim­ples tal como a mai­oria das ex­ten­sões do Go­ogle Ch­rome. Você apenas pre­cisa de clicar no botão à di­reita para ir à pá­gina daWebs­tore, ter a sessão ini­ciada no Go­ogle e clicar no botão para ini­ciar a ins­ta­lação. De­pois do pro­cesso ter ter­mi­nado ela fica ime­di­a­ta­mente dis­po­nível.

Clique em Adi­ci­onar para con­cluir a ins­ta­lação.

De se­guida será apre­sen­tado o Novo Se­pa­rador mos­trando o ícone da apli­cação ins­ta­lada. Faça clique sobre a apli­cação para a exe­cutar.

CON­FI­GU­RAÇÃO DAS OP­ÇÕES

Apesar de se tratar de uma ex­tensão sim­ples, esta per­mite con­fi­gurar al­gumas op­ções, como por exemplo, cores do fundo e de texto, o es­tilo de letra e até se quer que o cor­rector de or­to­grafia seja exe­cu­tado.

Para pro­ceder à con­fi­gu­ração da apli­cação, abra um Novo Se­pa­rador e se­lec­cione a opção de vi­su­a­li­zação de Apli­ca­ções (tal como pode ver na imagem). Clique com o botão di­reito do mouse sobre a apli­cação para fazer apa­recer o se­guinte menu.

Como pode ter re­pa­rado, no pró­prio menu já es­tavam con­tem­pladas al­gumas op­ções para usar na apli­cação, seja de vi­su­a­li­zação da apli­cação (num Se­pa­rador Normal/Fixo, numa Ja­nela ou em Ecrã In­teiro) e até a pos­si­bi­li­dade de criar um atalho (mais abaixo, ve­remos este em mais de­talhe).

Ao abrir as op­ções, verá surgir um se­pa­rador com o tí­tulo Write Space: Op­tions, onde po­derá ob­servar duas ca­te­go­rias: Editor Op­tions e Data Op­tions.

EDITOR OP­TIONS

Nesta ca­te­goria o uti­li­zador pode es­co­lher qual a lar­gura do editor de texto, onde co­meçar em termos ver­ti­cais (0 sig­ni­fica ter o texto mesmo no topo da pá­gina), a cor do fundo e do texto, es­tilo e ta­manho de letra, es­pa­ça­mento entre li­nhas. Pode es­co­lher se quer ter a barra de es­tados com a in­for­mação es­ta­tís­tica do texto, cor do fundo e do texto. Pode es­co­lher se quer ter ou não o cor­rector or­to­grá­fico ac­tivo.

DATA OP­TIONS

Nesta ca­te­goria o uti­li­zador pode es­co­lher im­portar o texto de um fi­cheiro pre­sente no com­pu­tador, caso pre­tenda con­ti­nuar a es­crever um texto pre­vi­a­mente co­me­çado por este ou outra apli­cação.

Ao clicar no botão Es­co­lher fi­cheiro será aberta uma ja­nela onde po­derá na­vegar pelas suas pastas e fi­cheiros. Se­lec­ci­o­nado o fi­cheiro, clique no botão Abrir.

Se é a pri­meira vez que está a usar esta apli­cação e lhe apa­recer este aviso (ver imagem abaixo), pode sim­ples­mente clicar em OK. No en­tanto, se já tem algum texto no Write Space e for im­portar texto de outro local, o me­lhor será Can­celar caso não tenha salvo o texto an­te­rior. Para salvar o texto, terá de o se­lec­ci­onar, co­piar e colar num fi­cheiro, pois o Write Space não per­mite salvar di­rec­ta­mente através dele e apenas me­mo­riza o texto ac­tual.

Ao clicar em OK verá que o texto pre­sente no Write Space é aquele que pode en­con­trar no fi­cheiro que im­portou.

CRIAR ATALHO

Pode criar um atalho no Am­bi­ente de Tra­balho e/ou no Menu de Apli­ca­ções do seu Ubuntu. Para isso o uti­li­zador terá de abrir o Novo Se­pa­rador (tal como foi feito nas op­ções) e com o clique di­reito do mouse em cima da apli­cação, es­colha a opção Criar Atalho no menu. Verá uma ja­nela onde pode de­finir onde alojar o atalho.

Por fim, po­derá ver que é criado o atalho (neste caso apenas de­fini para o Am­bi­ente).


ANÁ­LISE CRÍ­TICA

Apesar de ser uma apli­cação de­se­nhada para a pro­du­ti­vi­dade, peca apenas no facto de não poder gravar di­rec­ta­mente para um fi­cheiro. Assim, obriga o uti­li­zador andar sempre a se­lec­ci­onar o texto, co­piar e salvar para um fi­cheiro, ma­nu­al­mente. Também pelo sim­ples facto de apenas guardar o texto ac­tual, não per­mite que o uti­li­zador es­teja a es­crever di­fe­rentes textos em di­fe­rentes abas. Ti­rando estas fa­lhas, a apli­cação faz o que é pre­ten­dido e para quem usa re­gu­lar­mente o Go­ogle Ch­rome/Ch­ro­mium é uma boa opção, não obri­gando o uti­li­zador a ter de ins­talar uma apli­cação no pró­prio Sis­tema Ope­ra­tivo.

Fonte: http://ubuntued.info/write-space-editor-de-texto-sem-distraccoes-e-produtivo-chrome

avatar_wordpress_arredondado

https://fabianoflorentino.wordpress.com

Anúncios

Publicado em 5 de setembro de 2012, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: