Descubra como usar o VirtualBox pelo navegador a partir de qualquer PC!

Com este tutorial, você usará todos os recursos do VirtualBox a partir de qualquer navegador

Por Felipe Augusto Cavalcante

 

No mundo corporativo, quase tudo envolvendo servidores é feito de forma remota; isso ocorre pois as máquinas ficam acondicionadas em data centers protegidos e climatizados especialmente para mantê-las em funcionamento. Com esta estratégia, os administradores usam uma série de ferramentas e dispositivos remotos para reiniciar, manipular e até mesmo formatar os sistemas.

E se você pudesse fazer a mesma coisa com as suas máquinas virtuais do VirtualBox? Pois saiba que não é muito difícil de fazer e ainda oferece ótimos resultados. Com os passos indicados neste tutorial você poderá criar, pausar e ligar máquinas virtuais ou então gerenciar configurações e aplicar snapshoots a partir de qualquer PC conectado à sua rede.

É possível usar a máquina virtual pelo navegador, além de mexer em suas configurações

Você pode estar imaginando: “Parece muito bom para ser verdade, como isso tudo funciona?”. Bom, um desenvolvedor criativo e habilidoso resolveu aproveitar um recurso nativo do VirtualBox, para conexão remota via Web e RDP, e construiu um pequeno sistema em PHP para servir como interface para estes recursos; disponibilizando assim o controle do VirtualBox pelo navegador.

Preparando o VirtualBox

1. Baixe e instale o VirtualBox, caso ainda não o tenha.

2. Baixe o pacote de recursos adicionais do VirtualBox no link VirtualBox Extension Pack. Terminado o download, clique duas vezes sobre o arquivo para começar a instalação.

3. No VirtualBox, confirme que deseja instalar o pacote de extensão clicando em “Instalar”.

4. Observe se a mensagem de sucesso da instalação realmente apareceu, conforme a seguir abaixo.

Servidor Web

Neste passo pode ser usado qualquer servidor PHP, desde que tenha a extensão php_soap.dll instalada. Para evitar problemas e ajudar aqueles que ainda não possuem um servidor PHP configurado, vamos usar o instalador WampServer Em português. Com esta ferramenta, você terá em questão de segundos um servidor Apache com PHP, MySQL e phpMyAdmin totalmente instalados e configurados.

1. Instale o servidor WampServer Em português com as configurações padrão.

2. Quando surgir a janela “Please choose yout default browser…”, indique o executável de seu navegador preferido. Conforme imagem abaixo, escolhemos o Firefox.

3. Caso surjam avisos em seu Firewall ou na ferramenta padrão do Windows solicitando permissão para o Apache, confirme as permissões.

4. Ao término da instalação do WampServer, o servidor entrará automaticamente em execução e deixará seu atalho próximo ao relógio do Windows. Talvez você tenha que clicar na pequena seta para cima e expandir a visualização dos atalhos.

5. Clique sobre o atalho do WampServer, com o botão esquerdo mesmo, e siga pelo item de menu “Apache”, depois clique na opção “httpd.conf”. Isso abrirá uma janela do bloco de notas com o documento carregado.

6. No documento, encontre o trecho “<Directory “c:/wamp/www/”>”. Mais abaixo deste trecho, troque o número “127.0.0.1” pela palavra “all” e salve o documento, conforme imagem abaixo. Isso fará com que o seu servidor web esteja disponível para qualquer dispositivo que tenha acesso ao seu PC, incluindo é claro, as máquinas de sua rede interna.

7. Clique novamente no atalho do WampServer, siga pela opção “PHP” e acesse a subpasta “extensions”. Nesta última pasta no menu, clique na opção “php_soap”, tal como na imagem abaixo.

8. Clique novamente no atalho do WampServer, depois clique na opção “Restart All Services”. Assim, as alterações nas configurações já passam a valer imediatamente.

9. Para testar o servidor WampServer, ainda sem o sistema PHP do VirtualBox instalado, acesso o endereço “127.0.0.1” pelo navegador da própria máquina, ou então o endereço IP desta máquina em alguma outra da rede.

Preparando o phpVirtualBox

1. Baixe o arquivo compactado phpVirtualBox, descompacte o conteúdo e acesse a pasta gerada.

2. Observe, que foi gerada uma pasta “phpvirtualbox-4.1-7” dentro da outra; renomeie esta interna para algo mais fácil de digitar. No exemplo, usaremos o nome “vbox”, que é o mesmo usado para acessar o endereço local da ferramenta no navegador.

3. Acesse o conteúdo da pasta “vbox” e certifique-se de que ela realmente possui o sistema PHP. Se estiver tudo certo, conforme a imagem abaixo, volte no Windows Explorer até ver a pasta “vbox” e copie;

4. Clique no atalho do WampServer e depois na opção “www directory”, para acessar a raiz de do servidor Web Apache;

5. Cole a pasta “vbox”, do passo 2 dentro desta passa “www” assim como na imagem abaixo;

6. Acesse a pasta “vbox” na localização atual e renomeie o arquivo “config.php-example” para apenas “config.php”;

7. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo “config.php” e indique a opção “Abrir”. Se você já tiver um editor de código PHP, é provável que ele abra o arquivo. Do contrário, marque a opção “Selecionar um programa…”, selecione o “Notepad” e clique no botão “Ok”.

8. No arquivo aberto para edição, troque o item ‘vbox’ pelo nome de usuário que será usado no Windows, e o item ‘pass’ pela senha deste usuário. É indispensável ter um usuário administrador configurado com senha no Windows para a ferramenta autenticar e funcionar; portanto, se ainda não tiver, crie e insira as suas informações neste campo.

Sugestão: crie um usuário administrador apenas para logar o VirtualBox.

9. Salve o arquivo depois de inserir o usuário e a senha correta do Windows, e feche o Bloco de notas.

O acesso

1. Abra o menu “Iniciar”, encontre o atalho do VirtualBox, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades”.

2. Clique no botão “Abrir Local do Arquivo”, para acessar a pasta de instalação do VirtualBox.

3. Encontre e execute o arquivo “VBoxWebSrv.exe”. Para facilitar no futuro, clique sobre o arquivo com o botão direito do mouse, siga até a opção “Enviar para” e indique “Área de Trabalho”. Assim você poderá iniciar o serviço Web do VirtualBox facilmente.

4. Digite em seu navegador o endereço “http://127.0.0.1/vbox&#8221; e aperte “Enter” para acessar o sistema PHP. O login padrão é usuário “admin” e senha “admin” sem aspas (pode ser alterado no arquivo do passo 7 do processo anterior) ou pela própria ferramenta depois.

5. Se tudo deu certo, você receberá a maravilhosa tela a seguir. Observe que é praticamente idêntica a da própria interface padrão do VirtualBox.

6. Para traduzir a interface Web do VirtualBox, clique na opção de menu “File” e siga até “Preferences”. Clique na opção “Languages”, indique o idioma “Português (Brasil)” e clique no botão “Ok”.

7. Para habilitar o uso de uma máquina virtual através do sistema Web, clique com o botão direito sobre a VM que deseja e indique a opção “Configurações”. Caso ainda não tenha uma máquina virtual, é possível criá-la através da própria interface Web.

8. Clique na opção “Monitor” e depois sobre a aba “Tela Remota”. Marque a opção “Habilitar Servidor”, assim será possível usar a máquina virtual pelo navegador e também através do protocolo RDP, de acesso remoto.

Caso queira permitir o acesso de várias pessoas ao mesmo tempo a uma máquina virtual, marque também a opção “Permitir Múltiplas Conexões”.

9. Selecione a máquina virtual, configurada no passo 7 e 8, clique no botão “Iniciar” lá no topo do navegador.

10. Clique na opção “Console”, no canto superior direito da tela.

11. Escolha a resolução que deseja usar para visualizar a VM no navegador, depois clique em “Conectar”.

12. Agora você pode usar tranquilamente a máquina virtual, a partir de qualquer computador de sua rede, como se estivesse sentado à frente da máquina física.

13. Para evitar problemas e bugs, prefira sempre usar o botão “Abrir em janela separada”. Assim a tela da máquina virtual será aberta em uma nova janela, do contrário a ferramenta não permitirá a realização de todos os comandos disponíveis.

Mais além

Com tudo funcionando, você poderia pensar: “Será que eu conseguiria acessar pelo meu smartphone, já que está rodando pelo navegador?” A resposta é:

*Samsung Galaxy W, Android 2.3.3

Apenas uma notícia ruim, como o servidor Web embutido no VirtualBox ainda usa o plug-in do Flash, a manipulação da máquina virtual funcionará apenas em dispositivos Android com o player instalado; dispositivos Apple, nem pensar.

Dicas

1.  Para acessar as máquinas virtuais através da Internet, estando elas em sua casa ou empresa, basta configurar seu roteador para mapear as portas 80 e 3389 para a máquina com as VMs instaladas. Contudo, é recomendado que a porta padrão seja alterada, antes de disponibilizar na Internet, evitando que sua rede se torne alvo de invasões simples.

2. A máquina rodando o phpVirtualBox precisa das seguintes portas liberadas: 80, 3389 e 18083. Todas elas são usadas para a comunicação entre o VirtualBox, seu serviço Web (VBoxWebSrv.exe) e o servidor Apache (com o phpVirtualBox).

3. Antes de implementar esta técnica em sua empresa ou com máquinas virtuais criticas, homologue o ambiente por um bom tempo. Pois nem o Superdownloads, o desenvolvedor do sistema PHP ou a própria Oracle (VirtualBox) se responsabilizam por eventuais danos.

4. Em caso de problemas, certifique-se de que o seu navegador já possui o Adobe Flash Player Ouro No ranking semanal instalado.

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/descubra-virtualbox-navegador-partir-de-pc.html#ixzz23GeKvQ9y

avatar_wordpress_arredondado

https://fabianoflorentino.wordpress.com

Anúncios

Publicado em 11 de agosto de 2012, em Superdownloads e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá Maurício,

    depente do que você está pretendendo demonstrar no seu tcc, o virtualbox é uma ferramenta muito boa quanto ao seu proposito, mas também é uma ferramenta mais “workstation”, se você procura demonstrar algo além disso vale pesquisar algo com o VMware (…)

    Curtir

  2. Cara achei muito legal esse post, estou fazendo um tcc sobre virtualização de desktops, será que o virtual box atenderia a essa demanda?

    Curtir

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: