O Windows 7 será o novo Windows XP? [opinião]

O Windows 8 vai radicalizar em todos os sentidos. Será que as mudanças abruptas vão nos forçar a continuar com o Windows 7?

Por Fabio Jordão

Há mais de dez anos, a Microsoft lançou o Windows XP, sistema que veio para apagar os erros que ela cometeu com o 2000 e o Millenium. Eu gostei, você gostou e toda a família aproveitou o XP ao máximo. Ele conquistou uma legião de fãs que até repudiaram o retrocesso do Vista e preferiram a desatualização às falhas da nova versão.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, a novela pode se repetir. A desenvolvedora acertou no lançamento do Windows 7 e convenceu muitos consumidores a abandonarem o XP. Entretanto, a companhia está prestes a lançar um sistema com nova interface — o que lembra muito o passo que ela deu com o Vista. Será que o Windows 7 será o novo XP? Ele vai ofuscar o brilho do Windows 8?

Pode acontecer…

Não há como afirmar com certeza que o Windows 7 vai ser tão grandioso como o XP. Apesar de ser o mais utilizado atualmente, devo lembrá-los que a Microsoft utilizou uma estratégia para obrigar a migração. A chegada do novo sistema ocorreu de forma simultânea com a retirada do Vista e do XP das prateleiras.

Isso não quer dizer que todos foram forçados a mudar de sistema. Também não significa que o Windows 7 é ruim. Muito pelo contrário, a versão mais recente do software é sólida e bem desenvolvida. Claro, ele não é o favorito de todo mundo, mas você deve concordar comigo que ele é muito melhor que o Vista — e, possivelmente, até que o XP.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Eu, particularmente, adotei o Windows 7 logo no lançamento e abandonei o XP sem hesitar. O novo sistema trouxe estabilidade, a interface Aero evoluída e o suporte aprimorado para uma enormidade de dispositivos, ou seja, ele foi uma correção de erros. Eu posso ficar com esta versão por mais alguns anos, caso o Windows 8 não seja tudo que é prometido.

Entretanto, cada um tem motivos próprios para adotar um sistema. O que me motivou a escolher o Windows 7 foi a atualização do DirectX. Para quem joga, nem sempre é interessante ficar preso ao tempo. Assim, se a Microsoft lançar a nova API apenas para o Windows 8, talvez eu me veja obrigado a atualizar. Claro, tudo vai depender do número de games atualizados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Apesar dessa questão dos games, eu não pretendo mudar para o Windows 8 tão cedo. Testei as prévias do sistema e gostei muito do que experimentei. Todavia, muita gente deve pensar da mesma forma que eu: o Windows 7 atende a todas as minhas necessidades.

Nem todo mundo gosta de jogar no computador. Se você utiliza outros recursos do sistema e está satisfeito com o que ele oferece, pode ser que o Windows 7 realmente seja o seu novo XP. Contudo, existe a situação contrária, em que você pode se surpreender com um sistema ainda mais leve, mais barato e bonito. Tudo vai depender da jogada da Microsoft.

O Windows 8 vai ser o novo Vista?

Até agora, o Windows 8 vem impressionando com recursos inovadores e aperfeiçoamentos que prometem melhorias significativas para uma experiência multimídia superior. Recentemente, eu escrevi um artigo relatando os motivos que podem fazer o Windows 8 ser o melhor de todos. E, acredite, ele tem muito potencial com as diversas novas ferramentas.

(Fonte da imagem: Reprodução/WinUnleaked)

Sinceramente, não acredito que o visual inovador afete o sucesso do sistema. Compreendo que a Microsoft está tentando abocanhar todos os mercados — e isso pode dar muito certo. Além disso, o Windows 8 não vai ser exclusivo para tablets e telas sensíveis ao toque. A interface Metro estará disponível no modo clássico com janelas, ou seja, bom para todos.

Quanto a problemas de desempenho, não vejo o Windows 8 como um sistema falho. Ao contrário do Vista, nas versões prévias eu já pude ver bons resultados. A leveza é notável até em computadores mais básicos. Em instalações diversas, não notei problemas de compatibilidade, portanto, ele não será um sistema cru.

Se o Windows 7 imitar o XP…

Caso o Windows 8 venha a falhar logo no começo, então teremos mais um sistema da Microsoft que vai perdurar por quase dez anos. Talvez o Windows 7 fique desatualizado, pode ser que a desenvolvedora não lance um novo DirectX e, como confirmado pela Microsoft, o suporte deve acabar em 2020, mas nada vai impedir que os consumidores continuem utilizando o que acham melhor.

Curta este artigo se você está vendo esta imagem em 2019… (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Afinal, não adianta aderir ao novo simplesmente para seguir a moda. Eu, pelo menos, busco utilidade e versatilidade no sistema. A partir do momento que uma companhia visa focar apenas no visual ou deixa uma importante plataforma — como o PC — de lado para dar atenção aos tablets, vejo que é muito mais interessante usar algo velho, mas funcional.

Muitas coisas podem acontecer daqui para frente. Tudo está nas mãos da Microsoft, e em poucos meses vamos descobrir o quão revolucionário é o Windows 8. Você tem grande esperança na nova versão? Qual sistema você utiliza? Deixe sua opinião e demonstre seu amor pelo seu Windows favorito.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/windows-7/26377-o-windows-7-sera-o-novo-windows-xp-opiniao-.htm#ixzz20Bcfu800

avatar_wordpress_arredondado

https://fabianoflorentino.wordpress.com

Anúncios

Publicado em 10 de julho de 2012, em TecMundo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: