Como ter o Unity no fundo da Área de Trabalho

 

Publicado por Pedro Lobo

 

O Unity é pro­va­vel­mente a fer­ra­menta que mais dis­cus­sões gerou na co­mu­ni­dade Ubuntu, sendo uma das prin­ci­pais fontes de dis­cussão a di­fi­cul­dade de per­so­na­li­zação. O Unity é ca­rac­te­ri­zado por ter uma barra su­pe­rior e outra la­teral (es­querda) com a lista de apli­ca­ções pre­fe­ridas e/ou abertas.

A pouco e pouco estão a surgir novos pro­gramas que dão ao uti­li­zador a ca­pa­ci­dade de al­terar o Unity a seu prazer. Uma das per­so­na­li­za­ções que está a ter maior im­pacto é o plugin Unity Ro­tated, que apre­sen­tamos neste ar­tigo, que per­mite pôr a barra la­teral do Unity no fundo da área de tra­balho. Com este plugin ga­ran­timos-lhe que terá um desktop to­tal­mente ino­vador e ver­da­dei­ra­mente per­so­na­li­zado.

Assim, neste ar­tigo mos­tramos-lhe como pode pro­ceder à sim­pli­cís­sima ins­ta­lação desta per­so­na­li­zação e, caso não goste, ex­pli­camos-lhe como é tão fácil re­verter para o ori­ginal.

Uma das prin­ci­pais van­ta­gens deste plugin é dar ao Ubuntu um as­peto mais per­so­na­li­zado e apro­xi­mado das an­tigas ver­sões, onde era normal ter duas barras de fer­ra­mentas. Para além disso, esta mo­di­fi­cação também au­menta o es­paço ho­ri­zontal dis­po­nível para lei­tura e es­crita sem que seja ne­ces­sário es­conder o Lan­çador.

No en­tanto, esta versão ini­cial do Unity Ro­tated ainda apre­senta al­guns bugs, entre eles o facto das al­te­ra­ções de ta­manho não serem em tempo real, ne­ces­si­tando de rei­ni­ciar sessão para as vi­su­a­lizar sem pro­blemas. Tenha em atenção também que esta versão do Unity Ro­tated também não su­porta o pro­grama de per­so­na­li­zação MyU­nity.

Também é pos­sível que o novo Unity Ro­tated faça com que o seu sis­tema trave gra­ve­mente ao ativá-lo, para isso estão dis­po­ní­veis neste ar­tigo ins­tru­ções de re­solver, ou re­verter, esta si­tu­ação.

Ins­ta­lação

O plugin que co­loca o Unity no fundo da Área de Tra­balho está con­ve­ni­en­te­mente dis­po­nivel num PPA, o que fa­ci­lita imenso a sua ins­ta­lação em qual­quer com­pu­tador. Abra o Ter­minal do Ubuntu (dis­po­nível através do Dash) e in­sira o se­guinte co­mando:

sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:paul­lo612/unityshell-ro­tated -y && sudo apt-get up­date

Assim que o co­mando an­te­rior ter­mine a sua exe­cução, po­derá ins­talar o “Unity Ro­tated“, e as suas de­pen­dên­cias, com o se­guinte co­mando:

sudo apt-get ins­tall unityshell-ro­tated libnux-1.0-0 com­piz­config-set­tings-ma­nager

Conf­gu­ração

Es­tude o se­guinte pro­cesso antes de o ini­ciar.

Abra o Dash do Unity e inicie o pro­grama de con­fi­gu­ração do Compiz.

De­sa­tive agora a opção “Ubuntu Unity Plugin” e ative o “Ubuntu Unity Plugin Ro­tated“. Será agora avi­sado de pos­sí­veis con­flitos com ou­tros plu­gins, clique na opção “Re­solve Con­flicts” e es­colha as se­guintes op­ções nos se­guintes avisos: “Di­sable Run Di­alog” e “Di­sable Flip Down“.

Com sorte, e de­pen­dendo do seu sis­tema, o pro­grama irá ini­ciar-se sem pro­blemas, po­dendo a partir de agora con­fi­gurar o Unity através do novo plugin.

No caso de ter ocor­rido algum pro­blema grave ao tentar ini­ciar o plugin do Unity Ro­tated, no­me­a­da­mente com o Unity a não ini­ciar, pres­sione em Ctrl+Alt+F1, faça o seu login e in­sira o se­guinte co­mando, talvez deva copiá-lo para um papel, pois este pro­cesso irá ini­ciar uma nova sessão no Ubuntu em linha de co­mandos:

sudo ser­vice lightdm res­tart

Im­por­tante, caso tenha pro­blemas leia isto

Se não con­se­guir ini­ciar o Unity no Ubuntu e o Compiz travar cons­tan­te­mente terá de efe­tuar o se­guinte pro­cesso. Clique em Ctrl+Alt+F1 e in­sira o se­guinte co­mando:

sudo ser­vice lightdm res­tart

Após re­a­lizar o seu log-in como ha­bi­tual efetue a com­bi­nação Ctrl+Alt+T para abrir o ter­minal e in­sira:

ccsm

Es­colha agora o Plugin Ubuntu Unity Plugin

Re­verter as mu­danças

Não gostou do as­peto do Unity na parte in­fe­rior da Área de Tra­balho? Gostou, mas ele apre­senta bugs que você não gosta? Então o me­lhor é re­verter. Assim este pro­cesso irá apagar todas as al­te­ra­ções feitas pela ins­ta­lação do pro­grama e do PPA. Não só será feita a de­sins­ta­lação do pro­grama, como todas as atu­a­li­za­ções de pro­gramas pro­ve­ni­entes do PPA serão al­te­radas para as ver­sões dos re­po­si­tó­rios do Ubuntu.

Caso de­seje efe­tuar este pro­cesso, abra o ter­minal e in­sira o se­guinte co­mando:

sudo apt-get ins­tall ppa-purge && sudo ppa-purge ppa:paul­lo612/unityshell-ro­tated && sudo apt-get re­move unityshell-ro­tated

Fonte: http://ubuntued.info/como-ter-o-unity-no-fundo-da-area-de-trabalho

avatar_wordpress_arredondado

https://fabianoflorentino.wordpress.com

Anúncios

Publicado em 1 de fevereiro de 2012, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: