Adobe Photoshop Lightroom 4

Não perca a oportunidade de organizar e editar seu acervo de fotos com uma ferramenta profissional e gratuita.

Por Fernando Daquino

Compartilhar

Adobe Photoshop Lightroom 4 é a mais nova versão desse programa da Adobe voltado para fotógrafos profissionais ou amadores.

O Adobe Photoshop é o programa para a manipulação de imagens mais conhecido no mundo. Todavia, ele possui recursos específicos para a edição de imagens, sendo mais adotado por designers.

Por sua vez, o Lightroom conta com ferramentas para o gerenciamento de arquivos e o tratamento de fotografias. Com isso, você é capaz de organizar e melhorar o visual do seu acervo de fotos de maneira qualificada.

Se você trabalha com imagens, não pode perder a oportunidade de experimentar um dos melhores organizadores e editores de fotos do mercado sem precisar pagar nada. A versão Beta do Adobe Photoshop Lightroom 4 é válida até março de 2012.

Organize e trate o seu acervo de fotos.

Como baixar

Para baixar o Adobe Photoshop Lightroom 4 você precisa ter uma conta nos serviços da Adobe. Ao clicar em “Clique aqui para Baixar”, você é redirecionado para uma página em que é possível criar um perfil ou realizar o logon em um já existente.

Se você possui uma conta na desenvolvedora, forneça os seus dados na coluna da direita. Para criar um novo cadastro clique em “Create an Adobe Account” e preencha os formulários apresentados.

Após fazer o logon em sua conta, você é finalmente encaminhado para a página de download do aplicativo. Baixe o arquivo referente à versão do seu sistema operacional (32 ou 64 bits). Não sabe qual é a versão do seu? Leia o artigo “Como saber se o seu Windows é 32 ou 64 bits” e descubra como proceder.

Visualize suas fotografias mais de perto.

Uma verdadeira biblioteca

O Adobe Photoshop Lightroom 4 possibilita que você organize e gerencie as suas imagens. Por meio da seção “Biblioteca”, é possível importar as fotos desejadas, navegar entre as pastas, visualizar os metadados dos arquivos e adicionar palavras-chave (pré-definidas ou criadas por você) – um recurso que possibilita encontrar as fotografias com maior rapidez e precisão.

O mecanismo de procura por filtros é outra opção de organização capaz de tornar a pesquisa por figuras mais prática. O carregamento do seu acervo de fotos deve ser feito pelo botão “Importar”, sendo possível selecionar arquivos únicos ou diretórios inteiros.

Compartilhe suas imagens por redes sociais.

Sejam as fotografias originais ou aquelas que foram modificadas, você pode compartilhá-las por meio de redes sociais, como o Facebook e o Flickr. Por tais características, o Adobe Photoshop Lightroom 4 pode ser comparado a uma verdadeira biblioteca de fotos.

Dando um “trato”

Outra especialidade do Adobe Photoshop Lightroom 4 é o tratamento das imagens. Entre as opções básicas de modificação, você encontra funções para ajuste de cores, exposição, brilho e contraste. Além disso, o programa conta com ferramentas para eliminação de olhos vermelhos, remoção de manchas, sobreposição de corte, correções a partir da lente ou câmera utilizada e aplicação de uma infinidade de efeitos.

Para iniciar o tratamento das imagens, escolha uma fotografia e selecione a opção “Revelação” (na barra superior do programa). Todas as opções estão em português, o que facilita muito para quem está começando a utilizar o aplicativo.

Dê um trato nas suas fotos!

Presets

Esta função é a preferida de muitos fotógrafos. O Lightroom permite que você crie um preset, ou seja, uma predefinição. Isso significa que é possível fazer alterações de cor, contraste e brilho, por exemplo, e salvá-las com um nome determinado.

Assim, toda vez que você quiser aplicar as mesmas alterações em outras imagens, basta selecionar o preset criado. O próprio software já vem com cerca de 50 predefinições para você utilizar, mas também é possível baixar presets prontos da internet.

Apresentando o seu acervo

Como se gerenciar e tratar as imagens não fosse suficiente, este excelente aplicativo da Adobe também permite que você crie apresentações de slides com suas fotos. Você pode inserir bordas nas imagens, sombras, trilha sonora, telas de inicialização e finalização, além de acrescentar marcas-d’água para personalizar suas fotografias.

Por padrão, existem cinco layouts diferentes para embelezar a exibição das suas fotos. Contudo, você também pode criar novos modelos. Essa ferramenta de apresentação suporta exportar o trabalho feito para o formato PDF e de vídeo (na extensão MP4). Tudo isso você encontra na aba “Apresentação de slides”.

No papel ou na tela

O Adobe Photoshop Lightroom 4 ainda auxilia você a imprimir e publicar suas fotos na internet. A função “Imprimir” permite que você faça ajustes da imagem no papel, adicione margens, linhas e marcas-d’água. Além disso, é possível exportar as fotografias para o formato JPEG.

No que concerne à publicação de fotos na internet, este programa cria um mosaico com as imagens selecionadas por você, permitindo a personalização dos modelos e, consequentemente, a constituição de uma identidade visual para o seu acervo.

Publique o seu acervo em sites.

A ferramenta possibilita a criação dos mosaicos em HTML ou FLV (extensão do Flash). Ela ainda conta com uma função para realizar o upload diretamente para o servidor do seu site.

Localizando suas fotos, literalmente

O recurso “Mapas” é uma das mais recentes novidades do Adobe Photoshop Lightroom 4. Por meio dessa seção, você consegue indicar os pontos exatos de onde cada uma das fotos do seu acervo foi tirada. O aplicativo possui suporte para integração com “tracklogs” e compatibilidade com metadados armazenados por dispositivos móveis.

Por exemplo, caso o seu smartphone possua um sistema de geolocalização integrado à câmera, o Lightroom automaticamente identificará as informações de onde as fotos foram tiradas e fará as marcações no mapa interativo. Para adicionar uma imagem a determinado local, basta arrastá-la para o mapa.

Marque onde você tirou cada fotografia.

Álbum personalizado

A última ferramenta oferecida pelo Adobe Photoshop Lightroom 4 é a criação de books personalizados. Com essa função, qualquer pessoa é capaz de reunir as imagens que quiser e montar um álbum de recordações de maneira descomplicada e rápida. Os modelos disponíveis pelo programa são bem variados e elegantes, tudo o que é necessário para deixar seu acervo ainda mais atrativo.

O aplicativo possui integração com o Blurb, um serviço online para a impressão de álbuns customizados. Ao montar o seu book, você visualiza na hora o preço que ele custaria para ser impresso.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/adobe-photoshop-lightroom-4.htm#ixzz1jXsiqn73

avatar_wordpress_arredondado

https://fabianoflorentino.wordpress.com

Anúncios

Publicado em 15 de janeiro de 2012, em Aplicativos, TecMundo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: