Pesquise e veja vídeos do Youtube através do Unity!

 

Publicado por Pedro Lobo

Com o passar do tempo, o a in­ter­face do Unity ganha cada vez mais fun­ções que me­lhoram a usa­bi­li­dade do Ubuntu. Usu­al­mente as atu­a­li­za­ções servem para uma me­lhor pes­quisa de apli­ca­ções e fi­cheiros no seu com­pu­tador.

No en­tanto, al­guns uti­li­za­dores e pro­gra­ma­dores estão a dar um novo im­pulso sobre o que po­derá ser o Unity no fu­turo, isto é, uma po­de­rosa fer­ra­menta de pes­quisa de con­teúdos na In­ternet.

O ar­tigo de hoje irá mos­trar-lhe como ins­talar e uti­lizar o Scope-You­tube, que per­mi­tirá ao uti­li­zador pes­quisar e vi­su­a­lizar ví­deos ar­ma­ze­nados no You­tube a partir do seu com­pu­tador.

Pesquise vídeos do Youtube no Unity

Vídeo De­mons­tra­tivo

Veja de se­guida uma pe­quena de­mons­tração do po­ten­cial desta pe­quena adição ao Unity. Deve ter em atenção que o seu fun­ci­o­na­mento, apesar de estar numa fase ini­cial de de­sen­vol­vi­mento, tem já um alto nível de es­ta­bi­li­dade. No caso de você estar a sentir de­mora na apre­sen­tação dos ví­deos, isso muito pro­va­vel­mente está as­so­ciado à sua co­nexão de in­ternet, uma vez que, pelos testes re­a­li­zados, este software es­colhe fazer down­load da versão com me­lhor qua­li­dade.

De sa­li­entar ainda que, caso queira ver mais re­sul­tados de­verá clicar na opção “ver mais X re­sul­tados” tal como é mos­trado no vídeo.

Ins­ta­lação

O pro­cesso de ins­ta­lação, de forma a me­lhorar a sua ra­pidez, deve ser efe­tuada no ter­minal do Ubuntu (dis­po­nível através do Dash). O pri­meiro con­mando irá adi­ci­onar ao seu com­pu­tador o PPA que contêm a apli­cação e atu­a­lizar a lista de pro­gramas dis­po­ní­veis para ins­ta­lação:

sudo add-apt-re­po­si­tory ppa:ata­reao/lenses && sudo apt-get up­date

Se­gui­da­mente irá ins­talar dois pe­quenos pro­gramas que adi­ci­o­narão ao Unity a ca­pa­ci­dade de pes­quisar os vi­deos do You­tube e vi­su­a­lizar os seus “thumb­nails“:

sudo apt-get ins­tall lens-video scope-you­tube

É ne­ces­sário rei­ni­ciar a sua sessão no Ubuntu de forma a ativar esta fun­ci­o­na­li­dade.

Uti­li­zação

Ao clicar na tecla Super, nor­mal­mente é a tecla com o sim­bolo do Win­dows) irá abrir o Dash do Unity, verá no fundo da ja­nela o ícone de­di­cado á pes­quisa do You­tube.

A pro­cura de vi­deos é bas­tante sim­ples, na caixa su­pe­rior, onde nor­mal­mente es­creve o nome de pastas e pro­gramas, de­verá di­gitar o que de­seja pro­curar. Do lado di­reito en­con­trará os fil­tros de pro­cura, como a pro­cura por “ra­ting”, fil­tros de or­de­nação e pro­cura por ca­te­go­rias, que irão me­lhorar, e apro­ximar, a pes­quisa que você efec­tuar.

Caso tenha o leitor mul­ti­média VLC ins­ta­lado no Ubuntu ele será o es­co­lhido para a vi­su­a­li­zação após es­co­lher o vídeo de­se­jado. Desta forma não existe a ne­ces­si­dade de abrir qual­quer browser, ou vi­sitar mais pá­ginas, para ver vi­deos do You­tube.

Se não tiver ins­ta­lado o leitor VLC, po­derá ins­talá-lo no seu com­pu­tador com o se­guinte co­mando no Ter­minal:

sudo apt-get ins­tall vlc

Terá de rei­ni­ciar a sua sessão no Ubuntu, desta forma o Scope-You­tube irá con­fi­gurar-se para uti­lizar o VLC.

Caso con­trário, não tendo o VLC ins­ta­lado no Ubuntu, ao clicar no vídeo que de­seja vi­su­a­lizar irá ini­ciar o seu browser de In­ternet na hi­per­li­gação certa.

Fonte: http://ubuntued.info/pesquise-e-veja-videos-do-youtube-atraves-do-unity

Anúncios

Publicado em 7 de janeiro de 2012, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: