Apresentando o Windows Home Server

Como fazer backup, sincronizar, compartilhar, reproduzir e acessar tudo remotamente

Por Mark Carpenter

Vejamos…este é o computador que tenho há cinco anos. E este é o novo laptop que comprei no ano passado. Sem mencionar o PowerBook da minha esposa. Francamente, as coisas estavam começando a sair do controle. Minha esposa e eu temos arquivos de imagem e música espalhados por todos os computadores e estava cada vez mais difícil controlar tudo isso. E, o mais importante, estava difícil manter tudo em segurança.

Finalmente, encontrei a solução. Nos últimos meses, tenho usado o Windows Home Server, e manter tudo atualizado tem sido mais fácil do que nunca!

O que é um home server?

Quando mencionei pela primeira vez a idéia de obter um home server à minha esposa, a primeira reação dela foi: “Como no trabalho? Parece complicado.” Bem, sim, como no trabalho, mas não é tão complicado. Certamente, não sou um administrador de rede, portanto a idéia de configurar e executar um servidor em casa era um tanto assustadora. Mas, na realidade, eu mal tive de mexer com isso.

Um Windows Home Server é realmente apenas outro computador com um pacote completo de armazenamento integrado. Para configurá-lo, tudo o que precisei fazer foi criar contas de usuário para mim e para minha esposa. O servidor cria compartilhamentos automaticamente, o que são apenas pastas que todos com acesso ao servidor podem usar para armazenar e compartilhar arquivos.

Imagem do console do Windows Home Server

Não é necessário ser um administrador de rede para usar o Windows Home Server

Enquanto muitos novos computadores atualmente vêm com unidades muito grandes, uma das principais vantagens de ter o Windows Home Server é que, nele, é muito fácil de adicionar e substituir unidades de disco e você pode fazer isso sem ter de desligar o servidor. A capacidade de armazenar dados em várias unidades de disco também torna o servidor um ativo valioso para ajudar a proteger seus dados. O que ele faz é um pool de todo armazenamento disponível em suas unidades de disco e torna tudo disponível de um único local.

Ele também duplica seus dados. Isso significa que há duas cópias de cada arquivo salvo, e isso garante que as duas cópias estejam armazenadas em unidades diferentes. Significa que se uma das unidades de disco falhar, você não perderá seus dados.

 

Compartilhamento fácil de arquivos

Temos um bebê em casa, o que significa que estamos usando muito mais nossa câmera digital. O problema é que, às vezes, eu baixo as imagens e a minha esposa também. Isso significa que temos imagens espalhadas em dois ou três computadores.

Compartilhar arquivos entre todos os computadores em nossa casa, executando sistemas operacionais diferentes, era bastante complicado. Tentamos usar pastas compartilhadas no computador do andar de cima para compartilhar arquivos, mas esse computador nem sempre estava ligado, portanto, nem sempre estava disponível para conexão com o PowerBook da minha esposa. Com o nosso Windows Home Server, agora apenas baixamos todas as nossas imagens para o servidor e, depois, temos acesso a todas elas independente de qual computador estivermos utilizando. As pastas compartilhadas estão sempre disponíveis, e conectar é super-fácil.

E o melhor é que o Windows Home Server realmente facilita compartilhar esses arquivos com nossos outros dispositivos que não sejam computadores. Podemos usar o nosso Xbox 360 especificamente para transmitir música, imagens e mesmo vídeos do servidor direto da sala de estar.

 

Mantendo a sincronia

Com o meu Windows Home Server, tenho acesso aos mesmos arquivos no computador e no laptop. E, com o Windows Vista Ultimate instalado no laptop, posso usar arquivos off-line para sincronizar cópias locais de meus documentos para o meu laptop. Quando me reconecto à minha rede doméstica, meus arquivos são automaticamente sincronizados com o servidor.

Backups sem problemas

Apesar de todas as histórias de terror sobre unidades de disco que param de funcionar e avisos medonhos sobre perda de dados, sou péssimo para fazer backup de meus computadores. Parece que nunca tive tempo e, o mais importante, nunca sei do quê fazer backup ou mesmo para onde fazer o backup. O que eu realmente gosto do Windows Home Server é que ele facilita essas decisões. Todos os meus computadores fazem backup automaticamente toda noite, esteja eu pensando nisso ou não.

 

Acesso em qualquer lugar, a qualquer hora

Um excelente recurso que estou achando cada vez mais útil é o acesso remoto. O acesso remoto me permite acessar o meu servidor pela Internet. Dessa forma eu posso carregar e baixar arquivos de e para o servidor. É realmente muito útil no trabalho, quando tenho um documento que desejo finalizar em casa. Posso carregar para o meu servidor, trabalhar nele em casa e, depois, quando retornar ao trabalho, posso baixar o arquivo atualizado. E agora, o que achou dessa?

Imagem da página de acesso remoto do Windows Home Server

Fazer logon no servidor da sua casa de qualquer lugar pela Internet

 

Resumindo

Para mim, os recursos de compartilhamento e backup sozinhos são suficientes, mas essa é apenas a ponta do iceberg. Já existe um punhado de complementos disponíveis para o Windows Home Server que expandem a já rica experiência. Por exemplo, estou usando um complemento que monitora uma pasta no servidor onde copio imagens que desejo compartilhar. Quando coloco uma nova imagem nessa pasta, o complemento a publica automaticamente na minha conta do Flickr. Os avós adoram isso, porque podem ver as últimas aventuras da netinha!

Para saber mais sobre o Windows Home Server, visite o site do Windows Home Server.

 

Sobre o autor

Foto do colunista Mark Carpenter

Mark Carpenter é um escritor da equipe de Windows da Microsoft. Ele passou seus seis primeiros anos na Microsoft trabalhando na documentação sobre o grupo do produtos da Macintosh. Ele gostou de passar os dois últimos anos observando como a outra metade vive.

Quer fazer algum comentário para o colunista? Mande seus comentários usando a ferramenta abaixo. (Você verá a caixa de comentários depois de clicar em um dos botões.) Avisamos que, apesar de o colunista ler seus comentários, não é possível enviar respostas individuais, devido ao volume de comentários recebidos.

 

Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Introducing-Windows-Home-Server-How-to-back-up-sync-share-play-and-remotely-access-everything

Publicado em 28 de dezembro de 2011, em TechNet e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

