Veja quais são as novidades da nova versão do sistema Ubuntu

Sistema operacional de código aberto traz loja de aplicativos.
Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.

Ronaldo Prass

A Canonical cumpre o seu cronograma semestral de liberar uma nova versão do seu sistema operacional de código aberto, que desde o dia 13 de outubro, já está disponível para download. A versão 11.10 do Ubuntu, que também é conhecida por “Oneiric Ocelot” tem como pontos fortes o refinamento da interface gráfica desenvolvida pela própria Canonical,  novas funcionalidades e melhorias que serão apresentadas pela coluna.

Para que um sistema operacional possa cair no gosto dos usuários, já não basta ser estável e funcional. É preciso também oferecer uma interface gráfica rica em detalhes, que seja intuitiva e que nem por isso precise contar com um computador de última geração para poder executar confortavelmente o sistema. E é isso que o Ubuntu tem oferecido aos seus milhões de usuários espalhados pelo mundo.

Já foi o tempo em que usar um Linux no PC era privilégio de usuários avançados. A cada versão do Ubuntu ele se torna mais fácil de usar, até mesmo pelos usuários novatos do sistema do pinguim. A coluna já mostrou como se instala o sistema operacional no PC.

O Ubuntu é compatível com praticamente todo o hardware disponível no mercado, exceto em alguns casos muito específicos, em que é preciso por a “mão na massa” para a instalação de drivers tidos como “proprietários”.

Mais intuitivo

Na versão 11.10 o Ubuntu Linux recebeu melhorias na interface gráfica  (Foto: Reprodução)

Na versão 11.10 o Ubuntu Linux recebeu melhorias na interface gráfica (Foto: Reprodução)

Desde a versão 11.04, a interface gráfica padrão é a Unity, que na versão 11.10 recebeu melhorias no recurso de acesso rápido aos arquivos e aplicativos. Além de contar com uma elegante interface, o utilitário ficou mais organizado, exibindo todo o conteúdo de forma categorizada. Outra mudança foi a inclusão de um botão único no topo da barra de ferramentas. O comportamento das janelas também mudou. Agora, em vez de os arquivos serem exibidos em telas separadas, todo o conteúdo fica disposto em abas internas, também chamadas de “lentes”.

Programas

A Central de Programas do Ubuntu ficou ainda mais rápida e fácil de usar (Foto: Reprodução)

A Central de Programas do Ubuntu ficou ainda mais rápida e fácil de usar (Foto: Reprodução)

Entre as melhorias que podem ser conferidas pelos usuários, um recurso que recebeu melhorias significativas foi a Central de Programas do Ubuntu. Com uma interface ainda mais simples de usar, ela lembra muito a loja App Store, da Apple. Para adicionar novos programas no Ubuntu, basta apenas selecionar o aplicativo desejado e clicar sobre a opção “Instalar“. Em instantes, o gerenciador irá fazer o download e instalar o novo programa.

O navegador de internet padrão é o Mozilla Firefox 7.0.1, mas também é possível instalar o Google Chrome, por meio da central de programas do Ubuntu. Para a leitura de e-mails, o cliente padrão é Thunderbird 7.0.1, que também é desenvolvido pela Mozilla.

Com foco em intensificar a oferta de funcionalidades na nuvem, o Ubuntu One oferece 5 GB gratuitamente para o armazenamento de arquivos, que poderão ser acessados por computadores com o Windows, smartphones com Android e pelo iPhone. O serviço se assemelha muito com o recém-lançado iCloud, da Apple.

O Ubuntu One é o serviço de compartilhamento de arquivos na 'nuvem'  (Foto: Reprodução)

O Ubuntu One é o serviço de compartilhamento de arquivos na ‘nuvem’ (Foto: Reprodução)

Para a segurança dos dados, o sistema conta com o Déjà Dup para a criação e gerenciamento de cópias de segurança. É um utilitário indispensável para a o gerenciamento de arquivos, inclusive integrado com o Ubuntu One para o envio da cópia de segurança.
No que diz respeito a ferramentas de produtividade, o Ubuntu conta com a versão 3.4.3 do LibreOffice, a suíte de escritório gratuita similar ao Microsoft Office. Para completar a lista de atualizações, também fazem parte da nova versão os seguintes programas:

– Unity 3D interface 4.22;
– Unity 2D interface 4.12;
– GNOME 3.2.0;
– Linux kernel 3.0.4;
– X.Org 7.6;
– Xorg Server 1.10.4;
– Upstart 1.3;
– GCC 4.6 toolchain;
– Python 2.7.2;
– Compiz Fusion 0.9.6.

O Ubuntu é um sistema operacional gratuito que vem repleto de funcionalidades, embora ainda não possua a mesma variedade de games, ainda assim é uma excelente alternativa ao Microsoft Windows.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/veja-quais-sao-novidades-da-nova-versao-do-sistema-ubuntu.html

Anúncios

Publicado em 28 de outubro de 2011, em G1 - Tecnologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: