Proteção anti-cópia, o DRM, incentiva pirataria

Publicação de economistas questiona eficácia de sistemas de proteção de mídia

Rubens Haruo Eishima

Será que as proteções anti-cópia, mais conhecidas pela sigla DRM, realmente funcionam? As produtoras dizem que perdem milhões de dólares com as supostas “vendas perdidas” para a pirataria, mas não é o que revela uma pesquisa feita por economistas de duas universidades norte-americanas.

Muitos jogadores e até mesmo compradores de filmes já sabem disso há muito tempo, mas segundo o estudo dos pesquisadores das universidades Rice e Duke, as medidas antipirataria só prejudicam os compradores dos produtos, inclusive motivando clientes potenciais a piratear o produto.

Pirataria

Os piratas não gostam de DRM, e ao que tudo indica, nem os compradores honestos

Eles chegaram à conclusão que a eliminação do DRM motiva o download legal e pode até mesmo levar a uma queda na pirataria. Algo que serviços como o iTunes, Amazon MP3 e o Good Old Games já haviam percebido.

Por outro lado, serviços de vídeos, livros digitais e, principalmente, jogos continuam a adotar travas. No caso do jogos a situação é ainda mais radical, com sistemas que limitam o número de instalações do jogo, ou que exigem uma conexão permanente com a Internet, mesmo em modos de jogo offline.

Isso quando o serviço não sai do ar – perdendo toda a biblioteca do usuário – ou quando o sistema de proteção trava o computador ou é distribuído cheio de bugs…

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/protecao-anti-copia-drm-incentiva-pirataria.html#ixzz1aXLSRS4a

Anúncios

Publicado em 12 de outubro de 2011, em Superdownloads e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: