FreshStart: um excelente gestor de sessões para o seu Google Chrome

Publicado por António Cascais

An­ti­ga­mente, a na­ve­gação na In­ternet era feita, pelo browser, através de ja­nelas. Se qui­sés­semos vi­sitar vá­rias pá­ginas ao mesmo tempo, tí­nhamos que ter vá­rias ja­nelas abertas, com uma pá­gina por ja­nela.

Com o apa­re­ci­mento das abas, a ma­neira de na­vegar na In­ternet mudou. Agora, já não é pre­ciso ter uma ja­nela aberta para cada pá­gina: basta abrir uma nova aba. Isto faz com que, por vezes, te­nhamos vá­rias abas abertas que que­remos gravar, mas não sa­bemos como. Porque, por exemplo, po­demos estar a na­vegar na In­ternet num com­pu­tador par­ti­lhado e quando al­guém pre­cisar de o uti­lizar, nós não temos tempo para gravar as abas todas.

Assim surge o FreshS­tart, uma ex­tensão para o Go­ogle Ch­rome que pro­mete re­solver este pro­blema!

Com o FreshS­tart, o uti­li­zador pode gravar, a qual­quer al­tura, as abas que estão abertas nesse dado mo­mento para que, mais tarde, as possa re­a­brir mais ra­pi­da­mente. Esta ex­tensão é in­di­cada para quem uti­liza com­pu­ta­dores par­ti­lhados, pois não pre­cisa de fe­char as abas todas quando mais al­guém quiser aceder à In­ternet.

Ao longo deste ar­tigo po­derá ver que esta ex­tensão é muito sim­ples e rá­pida de uti­lizar. No final terá um pe­queno vídeo para o ajudar a per­ceber ainda me­lhor a ex­tensão.

Ins­talar o FreshS­tart

A ins­ta­lação de ex­ten­sões no Go­ogle Ch­rome é, como já deve ter re­pa­rado, bas­tante sim­ples. Em apenas al­guns se­gundos é pos­sível ter a ex­tensão ins­ta­lada e pronta a uti­lizar. Como tal, o FreshS­tart também é bas­tante sim­ples de ins­talar.

Há duas formas de fazer a ins­ta­lação: ou ins­tala através da pá­gina ofi­cial da ex­tensão ou então ins­tala através do Ubun­tued. Em qual­quer um dos casos, o en­de­reço de ins­ta­lação é o mesmo e 100% se­guro.

Assim, se de­sejar ins­talar o FreshS­tart através da sua pá­gina ofi­cial, deve fazê-lo se­guindo este en­de­reço.

Por outro lado, caso pre­fira ins­talar sem sair do Ubun­tued, pode fazê-lo cli­cando no botão à di­reita. No final da ins­ta­lação, a ex­tensão fica pronta a uti­lizar.

Se de­sejar ver mais ex­ten­sões do tipo “gestor de ses­sões” deixo-lhe aqui um outro exemplo de um gestor muito bom. Para o Go­ogle Ch­rome e Fi­refox:

Como con­fi­gurar o FreshS­tart

Após con­cluída a ins­ta­lação do FreshS­tart, é acon­se­lhável fazer a sua con­fi­gu­ração. Este pro­cesso é sim­ples e não de­mora mais que um par de mi­nutos.

Assim, para aceder à pá­gina de op­ções do FreshS­tart, de­verá clicar com o botão do lado di­reito no ícone da ex­tensão (junto à barra de en­de­reços) e clicar em “Op­tions” (Op­ções). Ao fazer isto, uma nova aba irá ser aberta com as op­ções dis­po­ní­veis.

As op­ções dis­po­ní­veis são as se­guintes.

  • Enable Crash Re­co­very: esta opção per­mite-lhe ativar um sis­tema anti-blo­queio no Go­ogle Ch­rome. Ou seja, se o seu Go­ogle Ch­rome blo­quear, o FreshS­tart irá re­cu­perar as abas que tinha aberto para que não perca ne­nhuma in­for­mação. Po­derá de­finir, nesta opção, o in­ter­valo de tempo que de­seja que passe entre cada gra­vação de backup. Tenha em atenção que um in­ter­valo de tempo muito pe­queno pode tornar o seu com­pu­tador lento de mais.
  • Date format: Aqui pode es­co­lher o for­mato em que pre­tende ver a data re­pre­sen­tada.
  • Popup size: Aqui pode de­finir o ta­manho da ja­nela de popup re­la­tiva ao FreshS­tart.

De­pois de con­fi­gu­rada a ex­tensão, é al­tura de a co­meçar a uti­lizar!

Como uti­lizar o FreshS­tart

A uti­li­zação desta ex­tensão é bas­tante sim­ples e in­tui­tiva. Para uti­lizar o FreshS­tart ne­ces­sita de aceder ao seu painel. Para o fazer, basta clicar no ícone da ex­tensão, junto à barra de en­de­reços.

No painel do FreshS­tart po­derá ver todas as op­ções re­la­tivas ao gestor de ses­sões que lhe é dis­po­ni­bi­li­zado. Assim, para gravar as abas atu­al­mente abertas numa de­ter­mi­nada sessão, basta es­co­lher as abas que quer gravar, dar um nome à sessão e clicar em “save” (guardar). Pode fazer isto as vezes que quiser e gravar as ses­sões que quiser.

Mais tarde, quando quiser aceder a uma sessão, basta clicar no nome dela e as suas abas irão ser abertas numa nova ja­nela do Go­ogle Ch­rome. Também pode editar ou ex­portar uma sessão, caso assim o de­seje.

Para fi­na­lizar, deixo-lhe um pe­queno vídeo onde pode ver todas as op­ções desta ex­tensão e como a uti­lizar.

Fonte: http://ubuntued.info/freshstart-um-excelente-gestor-de-sessoes-para-o-seu-google-chrome

Anúncios

Publicado em 5 de setembro de 2011, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: