Arquitetura: Service Oriented Architecture com High Performance Computing

 

Markus Christen, Microsoft Brazil

 

Olá tudo bem ?

Na ultima semana eu dei uma palestra para professores e estudantes no congresso de “SuperComputing”em São Paulo. Eu não sei quanto vocês já estudarem este assunto, mas em minha opinião este assunto é muito interessante?

Como existe pouco conteúdo em português eu decidi de escrever um blog sobre SOA com HPC 2008.

O que é Windows 2008 HPC

Windows HPC Server 2008 é uma solução para computação de alto desempenho (HPC) que é executado em Hardware x 64-bit. Windows HPC Server 2008 pode ser implantado, gerenciado e estendida usando ferramentas familiares e tecnologias da linha de produtos Microsoft.

Windows HPC Server 2008 permite que a adoção e implementação de sistemas de HPC é mais fácil e acessível para novos segmentos de mercado, fornecendo uma experiência positivo na migração de aplicações de alto desempenho de desktops para um cluster.

Uma ampla gama de fornecedores de software, em diversos mercados verticais, têm desenvolvido seus aplicativos para funcionar perfeitamente com o Windows HPC Server 2008, para que os usuários podem enviar e monitorar trabalhos a partir de aplicativos familiares sem ter que aprender a interfaces de usuário novas ou complexas.

clip_image002

Serviços de Infraestrutura

  • Active Directory (AD)
  • DNS
  • DHCP

Serviços de Gerenciamento

  • Windows Update Service
  • System Center Operations Manager
  • System Center Configurations Manager
  • System Center Virtual Machines Manager

Serviços HPC

  • Compute Node
  • Head Node (Scheduler)
  • WCF Broker Node

Serviços de Desenvolvimento

  • Visual Studio 2008 SP1 com HPC SDK
  • MS MPI , OpenMPI

Desenvolvimento

O desenvolvimento de programas paralelos requer conhecimento e ambientes de desenvolvimento integrado com uma experiência de integração que facilita a criação de novas aplicações. O Visual Studio 2008 oferece um ambiente de programação para Windows HPC Server 2008 integrado sem sair da linha de produtos que os desenvolvedores usam durante a criação de aplicações normais. Além de oferecer suporte a “Web Services”, MPI e OpenMP, Windows HPC Server 2008 também oferece suporte a bibliotecas de terceiros, compiladores e depuradores nativos paralelo para o desenvolvimento e programas paralelos

Gerenciamento

O gerenciamento de um cluster com mais de 1000 mil servidores pode ser uma tarefa complexo e intenso com muitas tarefas manuais. Com a integração no ecossistema de produtos Microsoft, você pode continuar usar as aplicações de gerenciamento que você usa no seu ambiente de produção e simplesmente adicionar o HPC cluster com um cliente novo dos serviços de infraestrutura. A linha de produtos System Center da Microsoft oferece todas as capacidades para fechar o ciclo de vida das aplicações HPC.

Service-Oriented Architecture com HPC 2008

Uma arquitetura orientada ao serviço é uma abordagem para a criação aplicativos distribuídos com baixo acoplamento. SOA separa funções em serviços diferentes que podem ser distribuídos, reutilizados e compostas em novos serviços. Na definição de aplicativos de paralelismo nos podemos definir dois tipos de aplicativos que são aplicativos batch e aplicativos interativos. Neste blog nos vamos falar sobre os aplicativos interativos, que são baseados em serviços. Exemplo de aplicativos: Monte Carlo, Blast Searches, Cálculos com Microsoft Office Excel etc.

clip_image003

Windows HPC Server 2008 fornece uma plataforma escalável, confiável e segura que capacita os desenvolvedores a desenvolver rapidamente e facilmente aplicativos interativos habilitados para cluster HPC. Construção de um aplicativo SOA usando a SOA modelo de programação consiste de três etapas:

  1. Criando o serviço.
  2. A implantação do serviço a um cluster.
  3. Criar um aplicativo cliente.

Passando por estes passos você poder começar rodar seus servicos em um cluster HPC com alto desempenho e paralelismo sem fim !

Executando o aplicativo SOA:

clip_image005

  1. O cliente SOA inicia uma sessão com o “Job Scheduler” do cluster
  2. O “Job Scheduler” aloca os nós de computação e inicia as instâncias de serviços (que carregar os arquivos DLL de serviço) sobre esses nós por meio do Gerenciador de nó. Instâncias do serviço são responsáveis pela hospedagem, que são registrados nos nós de computação. O “Job Scheduler” aloca um “WCF Broker” nó para iniciar o trabalho dos “Jobs WCF”, usando a estratégia de round-robin, ao selecionar “WCF Broker”nó.
  3. O cliente obtém um EPR (Endpoint reference) do “WCF Broker” nó do “Job Scheduler”.
  4. O cliente envia solicitações para o “WCF Broker” nó.
  5. O “WCF Broker” nó balança a carga entre o cliente e os nós de computação eles também ajudam no gerenciamento e monitoramento dos serviços para garantir a alocação dinâmica de recursos do cluster.
  6. O “WCF Broker” nó encaminha as respostas recebidas das instâncias dos serviços de volta para o cliente.

 

 

 

Fonte: http://blogs.technet.com/b/markuschristen/archive/2009/11/05/arquitetura-service-oriented-architecture-com-high-performance-computing.aspx

Anúncios

Publicado em 4 de setembro de 2011, em TechNet e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: