Como personalizar um fundo de uma pasta no Ubuntu

 

Publicado por Cláudio Novais

Como personalizar um fundo de uma pasta no Ubuntu

Ou­trora no Ubun­tued foram apre­sen­tados dois ar­tigos muito in­te­res­santes de como al­terar o fundo Nau­tilus: Al­terar o fundo para uma cor ou um pa­drão; e al­terar o fundo do Nau­tilus para um de­grade pro­du­zido por duas cores à sua es­colha.

Estes dois ar­tigos apre­sen­tavam dois mé­todos muito sim­ples de re­a­lizar esta al­te­ração que sortia efeito em qual­quer pasta e sempre da mesma forma. Neste ar­tigo, apre­sen­tamos-lhe como pode fazer exa­ta­mente essas al­te­ra­ções mas para pastas em es­pe­cí­fico. Assim, po­derá per­so­na­lizar o fundo de de­ter­mi­nadas pastas para que as possa fa­mi­li­a­rizar-se de uma forma mais rá­pida e eficaz.

Pasta das músicas com um fundo de umas ondas musicais

A al­te­ração do fundo de de­ter­mi­nadas pastas é feita através de um pro­cesso também ex­tre­ma­mente sim­ples. O re­sul­tado pode ser bas­tante be­né­fico para si, por exemplo: pôr fundos ber­rantes em pastas com con­teúdos sen­sí­veis; pôr pa­drões mu­si­cais nas pastas de mú­sica, entre muitas ou­tras pos­si­bi­li­dades.

Quando tiver estas al­te­ra­ções feitas, verá que o nível de pro­du­ti­vi­dade irá au­mentar. Sim­ples­mente porque nós hu­manos temos re­a­ções bem mais ágeis quando nos são apre­sen­tadas coisas co­muns ou ima­gens, ao con­trário de algo tex­tual. Assim, ao na­vegar pelas pastas, se não tiver fundos per­so­na­li­zados terá sempre de ler o nome das pastas, no caso de ter os fundos per­so­na­li­zados, terá logo re­a­ções mais rá­pidas evi­tando ter de ler.

Personalizar pastas importantes é fulcral para evitar cometer erros graves

Como exemplo pes­soal, no meu no­te­book, tenho as pastas dos meus pro­jetos com um fundo em de­grade cinza. Assim sei sempre que estou dentro de pastas que devo ter um cui­dado re­do­brado.

Como al­terar o fundo de apenas uma pasta?

A al­te­ração do fundo de apenas uma de­ter­mi­nada pasta é feita de uma forma bas­tante idên­tica à al­te­ração do fundo de todas as pastas. A di­fe­rença está apenas no facto de que em vez de uti­lizar a tecla do botão es­querdo do mouse, você uti­liza a tecla (ou roda) do meio do mouse[1]. Assim, como o pro­ce­di­mento é bas­tante equi­va­lente, re­co­men­damos então que leia os ar­tigos an­te­ri­ores:

De­pois de ler o que foi re­fe­rido, pro­va­vel­mente já acha evi­dente esta al­te­ração. No en­tanto, caso ainda surta al­guma dú­vida, apre­sen­tamos de se­guida os vá­rios passos que ne­ces­sita para al­terar o fundo de uma pasta em es­pe­cí­fico:

  • Abra a pasta que você quer per­so­na­lizar o fundo;
  • Na­vegue pelos menos da se­guinte ma­neira:

    Editar → Fundos e Em­blemas

A abrir o configurador dos fundos do Nautilus

  • Quando a ja­nela dos pa­drões e cores es­tiver aberta, de­verá ar­rastar um pa­drão ou cor com a tecla (ou roda) do meio do mouse para o fundo da pasta, tal como é mos­trado na imagem abaixo;

Arraste um padrão ou cor com a tecla do meio do mouse para o fundo do Nautilus

  • Será, então, apre­sen­tado um menu com duas op­ções dis­tintas (e uma para can­celar); A pri­meira tem o efeito igual a como se ti­vesse ar­ras­tado o pa­drão ou cor com a tecla da es­querda do mouse; A se­gunda, que é o tema deste ar­tigo, irá de­finir esse pa­drão apenas para a pasta que você tem aberta. Assim, se­le­cione a se­gunda opção;

De­pois deste pro­ce­di­mento, esta pasta terá ima­di­a­ta­mente o novo as­peto e único em re­lação às ou­tras pastas. Se quiser al­terar o fundo de ou­tras pastas, bas­tará na­vegar para elas e voltar a fazer o mesmo! Aliás, nem pre­cisa de fe­char a ja­nela de per­so­na­li­zação dos fundos, in­ti­tu­lada “Fundos e em­blemas”.

Um outro as­peto que você pode ficar em dú­vida é: e se de­pois de per­so­na­lizar estas pastas eu de­finir um fundo geral para o Nau­tilus? O que acon­tece? Sim­ples: todas as pastas que não ti­verem fundo per­so­na­li­zado fi­carão com esse fundo geral; as pastas que você de­finiu com fundo per­so­na­li­zado fi­carão na mesma com o fundo per­so­na­li­zado, não sendo afe­tadas pela de­fi­nição geral de fundos.

Vídeo de­mons­tra­tivo

Para com­ple­mentar o pro­ce­di­mento ex­pli­cado nos passos acima apre­sen­tados, mos­tramos-lhe este pe­queno vídeo:

Notas:

[1] Neste ar­tigo foi re­fe­rido que al­ter­na­ti­va­mente ao clique da tecla do meio do mouse podia-se uti­lizar a tecla da es­querda do mouse en­quanto que se pres­siona a tecla ALT. In­fe­liz­mente, não fui bem su­ce­dido com isso, pois o Compiz uti­liza a tecla ALT para mover ja­nelas. No en­tanto, fica aqui o re­gisto dessa si­tu­ação.

Fonte: http://ubuntued.info/como-personalizar-um-fundo-de-uma-pasta-no-ubuntu

Anúncios

Publicado em 1 de setembro de 2011, em Ubuntued e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Its like you read my mind! You seem to grasp a lot approximately this, such as you wrote the book
    in it or something. I believe that you could do with some percent to drive the message home a
    little bit, however instead of that, this is wonderful blog.
    A great read. I will definitely be back.

    Curtir

  2. bacana o posto e bem completo, prbns

    Curtir

  1. Pingback: Como personalizar um fundo de uma pasta no Ubuntu « Personalizar

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: