Novos cursos online de Ciência da Computação de Stanford já têm mais de 180 mil inscrições

Postado por Julio Faerman em 24 Ago 2011

A universidade Stanford , uma das mais importantes e respeitadas dos Estados Unidos, localizada em pleno Vale do Silício na California, oferecerá gratuitamente três novos cursos à distância em Ciência da Computação. A divulgação dos novos cursos tem tido retorno espetacular, com dezenas de milhares de inscrições sendo feitas por dia.

Além do conteúdo dos cursos disponibilizado em slides e vídeos, os alunos poderão participar da disciplina fazendo trabalhos, avaliações e perguntas. Entretanto, como serão milhares de alunos pela internet, a correção de trabalhos e avaliação de perguntas será feita em boa parte por softwares de apoio. Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de frequência, mas não um certificado de conclusão formal de Stanford.

O curso de Inteligência Artificial , que tá tem mais de 120 mil inscritos, será ministrado pelos professores renomados Peter Norvig e Sebastian Thrun . Norvig é diretor de pesquisas no Google e co-autor do livro “Inteligência Artificial: Uma Abordagem Moderna ”, o mais usado em cursos de IA. Thrun é reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores em robótica e aprendizado de máquinas, tendo desenvolvido carros e helicópteros autônomos, além de diversos outros robôs .

O curso de aprendizagem de máquina s será ministrado pelo professor Andrew Ng , diretor do Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford e fundador do programa Stanford Engineering Everywhere , que oferece outros cursos de engenharia da universidade pela internet.

A professora Jennifer Widom ensinará o curso de banco de dados , que aborda desde os tópicos tradicionais como álgebra relacional e SQL , até tópicos modernos como OLAP e NoSQL .

As inscrições já estão abertas e os cursos terão início em outubro deste ano. Além de Stanford, várias outras universidades oferecem programas gratuitos de educação à distância, que podem ser encontrados tanto nos sites das instituições, como MIT Courseware e Open Yale , quanto em agregadores, como o AcademicEarth .

Fonte: http://www.infoq.com/br/news/2011/08/stanford;jsessionid=635BFA1BBF2EEE6677F557EE15F55BDC

Anúncios

Publicado em 26 de agosto de 2011, em infoQ e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: