Tecnologia leva programas da TV em tempo real para tablets e celulares

19/08/2011 07h00 – Atualizado em 19/08/2011 07h00

Serviço permite integrar o conteúdo dos canais a redes sociais.

Laura Brentano Do G1, em São Paulo

A TV não precisa mais ficar restrita à sala de estar. Programas transmitidos pela televisão podem transitar por mais de um aparelho móvel conectado à internet. Tecnologias que permitem integrar programas de TV ao conteúdo de redes sociais em celulares, computadores e tablets se destacaram no congresso da Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA).

“A tecnologia não é nova, ela existe há quase 1 ano. Por isso, não estamos falando de um futuro muito distante”, disse Thierry Martin, diretor da Nagra, que fornece plataformas para TVs por assinatura.
A integração das telas permite acessar o pacote de canais a cabo em tablets e smartphones cadastrados. Ou seja, mesmo utilizando uma rede wi-fi aberta, um vizinho não conseguirá “roubar” a programação para assisti-la em seu celular. Segundo Geoff Roman, vice-presidente da Motorola, que apresentou uma solução de múltiplas telas na ABTA, os estúdios testaram a tecnologia para ter certeza que o conteúdo ficará protegido.

Tecnologia da Nagra permite acessar o conteúdo da TV por várias telas (Foto: Laura Brentano/G1)

Tecnologia da Nagra permite acessar o conteúdo da TV por várias telas (Foto: Laura Brentano/G1)

“Além de trazer para os dispositivos móveis a programação da TV, a tendência é que os usuários usem a plataforma para comentar em redes sociais e avisar aos amigos os programas que estão assistindo”, diz Roman. Essa é outra solução trazida pela Motorola. O “SocialTV Companion” agrega as funcionalidades das redes sociais ao guia de programação de TV e pode ser instalado em tablets e celulares.

saiba mais

“Os serviços híbridos são cada vez mais tendência, em vez de acessar todo o conteúdo apenas na TV”, diz Thierry Martin. Segundo Marcos Takanohashi, diretor da Motorola Mobility, a tecnologia de múltiplas telas permite fazer streaming do conteúdo da TV para o computador sem nenhum fio. “Uma das dúvidas que as operadoras tinham era em relação à qualidade do serviço, ou seja, assistir a um filme em um tablet é diferente que assisti-lo em uma TV HD”, disse.
Nos Estados Unidos, uma operadora começou a usar a tecnologia há algumas semanas. No Brasil, depende apenas das empresas de TV por assinatura lançarem a funcionalidade. “Os set-top boxes já estão prontos”, afirma Martin.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/08/tecnologia-leva-programas-da-tv-em-tempo-real-para-tablets-e-celulares.html

Anúncios

Publicado em 19 de agosto de 2011, em G1 - Tecnologia e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: