Speed Dial: A forma mais rápida de aceder aos seus sites preferidos [chrome][firefox]

Publicado por António Cascais

Atualmente, há muitas coisas interessantes para se ver na Internet. Daí que, quanto mais usamos a Internet, mais páginas visitamos porque achamos interessantes. E, entre essas páginas, podemos encontrar fóruns, blogs, páginas de notícias, etc.

Assim, ao fim de algum tempo, começamos a criar rotinas de navegação na Internet. E essas rotinas fazem com que visitemos algumas páginas várias vezes por dia, enquanto que outras páginas visitamos menos. Por isso, é importante que consigamos definir quais as páginas que vemos mais vezes para que as possamos guardar num local de fácil acesso, para não perdermos muito tempo quando as queremos visitar.

É por isso que hoje lhe apresentamos o Speed Dial, uma extensão para o Google Chrome e Firefox que lhe permite aceder, de uma forma muito simples e rápida, a várias páginas definidas previamente por si.

O Speed Dial transforma a página padrão do seu browser numa “lista” de páginas definidas previamente por si, tornando assim o seu acesso mais rápido.

Assim, ao abrir uma nova aba no seu browser, irá aparecer uma lista com várias páginas. Para as visitar, basta clicar no seu lugar da lista e aceder à página pretendida rapidamente.

Ao longo deste artigo vamos conhecer melhor esta extensão e ver todos os seus detalhes para que o utilizador a possa perceber a 100%.

INSTALAR O SPEED DIAL

Um dos pontos positivos desta extensão é o facto de ela ser compatível com o Google Chrome e o Firefox. Assim, para a instalar, tem dois métodos: ou instala a partir do Ubuntued, ou então instala através da sua página oficial. Em qualquer um dos casos, o endereço de instalação é o mesmo e 100% seguro.

INSTALAR NO GOOGLE CHROME

Se pretender instalar esta extensão através do seu site oficial, basta seguir este endereço. Por outro lado, se não desejar sair do ubuntued e se prefere fazer a instalação por aqui, basta clicar no botão que lhe disponibilizamos à direita.

No final da instalação, a extensão fica pronta a utilizar. No entanto, convém configurá-la primeiro. De seguida, vamos ver como o fazer.

INSTALAR NO FIREFOX

Aqui, o processo de instalação é bastante parecido ao do Google Chrome. Se preferir fazer a instalação a partir da página oficial da extensão, deve seguir este endereço.

Se, por outro lado, preferir instalar esta extensão sem sair do nosso blog, basta clicar no botão à direita. Para que a instalação fique a funcionar, é necessário reiniciar o Firefox no final da mesma.

Este artigo vai-se focar na configuração e utilização do Search by Image pelo o Google Chrome. Apesar da configuração desta extensão no Firefox ser bastante semelhante à do Google Chrome, alguns pequenos pormenores podem variar. Por isso, fique com um video feito por um utilizador anónimo para que possa perceber a fundo esta extensão: http://www.youtube.com/watch?v=OOQzIv-24-c.

CONFIGURAR O SPEED DIAL

Após concluída a instalação desta extensão, convém fazer a sua configuração. Para aceder às opções do Speed Dial, deverá clicar no botão de ferramentas do Google Chrome e clicar em “Tools->Extensions” (Ferramentas->Extensões). Ao fazer isto, uma nova aba é aberta onde pode ver todas as extensões instaladas no seu Google Chrome. Aqui, deverá aceder ao Speed Dial e clicar em “Options” (Opções).

Outra forma de aceder às opções é através do ícone da extensão, que está na barra de endereços do Google Chrome. Basta clicar com o botão do lado direito no ícone da extensão e escolher “Options”.

Ao fazer isto, uma nova aba é aberta onde pode ver todas as opções que o Speed Dial lhe oferece.

OPÇÕES DISPONÍVEIS
  • Number of Dials: Aqui pode escolher o tamanho da lista. Em “Rows” pode escolher o número de linhas e em “Columns” pode escolher o número de colunas.
  • Dials Distance: Aqui pode definir a distância entre os itens da lista.
  • Background image: Se quiser definir uma imagem de fundo para o Speed Dial, deverá fazê-lo aqui. Para isso, tem que colocar o endereço dessa imagem e clicar em “Set”.
  • Themes: O Speed Dial oferece-lhe alguns temas para que possa escolher aquele que mais gosta. Para definir um novo tema, basta clicar nele
  • Display Search Box: Ao ativar esta opção, uma barra de pesquisa irá aparecer no Speed Dial. Esta barra permite-lhe fazer pesquisas através da Google.
  • Display Bookmarks Bar: Ao ativar esta opção, a barra de páginas favoritas irá aparecer no Speed Dial.
  • Display Recently Closed Bar: Opção semelhante às anteriores. Quando ativa, a barra de páginas fechadas recentemente irá aparecer no Speed Dial.
  • Display Page Title: Se ativa, esta opção mostra o título (definido por si) dos endereços no Speed Dial.
  • Display the Options Button: Ao ativar esta opção, irá aparecer um botão no Speed Dial que lhe permite aceder rapidamente às opções.
  • Thumbnail Refresh:  Aqui pode definir o intervalo de tempo que deseja para que a imagem de um endereço, da lista do Speed Dial, seja atualizada. Se escolher a opção “No Refresh”, então a imagem será sempre a mesma.
  • Add page shortcut: Aqui pode definir um atalho para o Speed Dial. Ao usar este atalho, o endereço que está a visitar atualmente irá ser adicionado à última posição da lista.

De seguida iremos ver como utilizar esta extensão.

Utilizar o Speed Dial

Depois de vermos como configurar o Speed Dial, é altura de vermos como o utilizar. A sua utilização é bastante simples.

Para começar, deverá abrir uma nova aba no seu browser. Ao fazer isto, irá ver a página do Speed Dial. Ao início, todas as posições estão vazias. Para adicionar um endereço a uma posição, basta clicar nessa posição.

Ao adicionar um novo endereço, terá que preencher alguns campos:

  • Tittle: Título que deseja dar ao endereço.
  • URL: Endereço da página que quer adicionar à lista.
  • Dial Image URL: Se desejar dar uma imagem pré-definida à página, deverá introduzir aqui o endereço da imagem.
  • Predefined Logos: O Speed Dial oferece-lhe alguns logos pré-definidos para adicionar à página.

Após adicionar uma nova página à lista, basta clicar na sua imagem para a abrir.

Como pôde ver, esta extensão é bastante simples de utilizar e pode dar um jeito enorme. Para finalizar, fique com um pequeno vídeo onde pode ver tudo que há para ver sobre esta extensão.

 

 

Fonte: http://ubuntued.info/speed-dial-a-forma-mais-rapida-de-aceder-aos-seus-sites-preferidos-chromefirefox

Anúncios

Publicado em 3 de agosto de 2011, em Ubuntued e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: