Por que os blogs ainda fazem sucesso?

O blog ainda é uma das ferramentas mais utilizadas hoje

23/07/2011

O blog é uma das ferramentas mais utilizadas nos dias de hoje. Seja para descrever seus assuntos cotidianos, publicar seus produtos de trabalho, matérias jornalísticas, crônicas e opiniões, além de fazer deles um “diário”, as utilidades são muitas. Mas por que será que as pessoas se renderam tanto a ele, mesmo com tantas outras opções na Internet?
O estudante Danilo Albuquerque Silva acha que o blog é um reflexo do mundo high-tech em que vivemos. “A tendência é a difusão mais rápida de informações, opiniões, fotos e vídeos. Tudo tem de ser cada vez mais instantâneo e portátil. E ele é uma ferramenta que deu certo justamente por agregar gostos em comum da comunidade virtual hoje (cuja maioria gritante é de jovens) e por fugir ao senso corriqueiro da notícia dada pelos grandes portais. O blog hoje mostra visões por detrás das notícias, fora que serve também como uma forma de compartilhar interesses, experiências e gostos”.
Ele, que é dono do Toque de Bola, conta que escreve sobre o que acontece no mundo esportivo, seja no futebol brasileiro, internacional, na Fórmula 1, no vôlei ou basquete, Olimpíadas, Copa do Mundo e bastidores de qualquer uma dessas modalidades. “Procuro conciliar informação com opinião e uma pitada de ironia, crítica e bom humor. O importante é sempre inovar. Fugir da rotina, não ter medo de arriscar e tentar coisas diferentes. Sempre há espaço para novas ideias. Outra coisa importante é saber oferecer ao público aquilo que ele procura num blog, e mais especificamente no seu gênero. Até porque blogs são feitos para os leitores!”.

Já o publicitário Itamar Taver teve uma ideia a partir de um e-mail que recebeu de um site alemão que mostrava a comparação de 100 produtos com suas respectivas embalagens. Então pensou em fazer a versão brasileira deste conceito e criou o Coma Com Os Olhos. “Tenho o blog desde setembro de 2009 e resolvi fazê-lo pelo simples fato de gostar de fazer fotos de produto alimentícios, além de no universo de blogs brasileiros não existir nenhum com o atual direcionamento do CCOO”. Seu blog explora as comparações entre a embalagem e o seu conteúdo real.
“São basicamente análises de lançamentos da indústria de fast-food”. Ele diz que embora ele seja algo útil, os vlogs são o que estão em alta, e até por conta disto não tem pretensões financeiras. “Não vejo isso como algo que me traga lucro por alguns motivos. Um deles é que as agências de conteúdo pagam absurdamente pouco e não valorizam os blogueiros de conteúdo dirigido ou de nicho. Para eles é mais fácil pagar pra um ‘famoso’ blogueiro de humor com incontáveis visitas/hits e não se preocupar com a qualificação do público que visita esses blogs. Ou seja, o que importa são apenas os números”.

O professor de informática Dado conta que há cinco anos criou um e-mail gratuito e viu que tinha direito a um blog. “Ter um, para jovens blogueiros, é como ter um site, mas as faltas de visitas e de comentários acabam fazendo com que desistam muito rápido. Acredito que há dois anos o interesse pelos blogs era muito grande, mas com o surgimento do Twitter e depois do Facebook os números de blogs e blogueiros caíram muito”. Para ele o segredo do sucesso está na criatividade. “Já criei eventos com a finalidade de unir a classe blogueira do Brasil e também de outros países”.
Ele, que é dono do blog que leva o seu nome, diz que sempre se preocupou em tornar a sua página bem visitada e no início refletiu sobre qual o tema que mais chamaria a atenção. “Entre muitos assuntos eu resolvi ter um blog de apoio a outros blogueiros, dando dicas, informações e ajudando na divulgação”.

Ele explica que existem diversas maneiras de divulgar um blog, mas a melhor é fazendo parcerias, onde um coloca um banner no blog do outro. “Faz dois anos que eu criei a A.I.B.N. – Associação Internacional dos Blogueiros da Net. Hoje são quase 300 mil acessos e com 50 associados, onde cada um divulga os outros associados em seus respectivos blogs”.
Enfim, seja qual a finalidade do seu blog, tenha a certeza de que você faz parte da história atual e que embora existam muitos outros meios de comunicação e redes sociais, há sempre uma pessoa esperando pelo seu post!

Por Priscilla Silvestre

Fonte: http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Por-que-os-blogs-ainda-fazem-sucesso_a42396_z345.aspx

Anúncios

Publicado em 27 de julho de 2011, em Baboo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: