Quais os melhores campos de atuação na área de TI?

Conheça os mais comuns

Umas das carreiras mais buscadas nos dias de hoje é a Tecnologia da Informação, que é um conjunto de atividades e soluções providas por recursos tecnológicos que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. “Na verdade, as aplicações para TI são enormes e estão ligadas às mais diversas áreas dentro de Telecomunicações e Informática (Hardware e Software)”, conta Cláudio Pinheiro, da Pixel TI, localizada em Santa Rita do Sapucaí (MG).
Já o consultor de TI e empreendedor, Fábio David Batista, gosta de enxergar a TI como uma área de apoio a qualquer outra área. “Hoje em dia a ‘informatização’ é presente e necessária em todas as áreas da nossa sociedade. O bom profissional de TI é aquele que consegue conciliar o conhecimento e habilidades técnicas em uma ou mais das especializações de TI, com a flexibilidade e desenvoltura de aplicar a outra área da sociedade que precise deste apoio”.
Segundo ele, as áreas mais comuns são:
– Desenvolvimento: criação de software – podem ser websites, sistemas completos, jogos etc. Nessa área existem as funções de Gerente de Projetos, Arquiteto de Software, Engenheiro de Software, Programador, Analista de Sistemas, Analista de Negócio, Analista de Testes, Web Designer, Testador, entre outros.
– Infraestrutura: envolve trabalhar hardware e software para manter um ambiente de TI funcionando. Há diversas especializações, entre elas Servidores Windows, Servidores Linux, Redes, Bancos de Dados etc. Há certificação formal para muitas dessas especializações, emitida pelas empresas fabricantes do software ou do hardware.
– Suporte ou apoio: envolve prestar auxílio no dia a dia das pessoas e empresas, no uso dos recursos de TI.

Quais os melhores campos de atuação?
Segundo Cláudio, não há um campo mais receptivo para atuação, pois isto depende de cada um: “Atualmente não existe uma área especifica, há mercado e demanda de profissionais em todas as áreas. O maior patrimônio dentro de uma empresa é a informação e os talentos responsáveis pela geração destas informações”. Já Fábio conta que a TI é um “campo” em que as profissões são muitas, sendo assim, no geral, está longe de estar saturada. “Há uma grande demanda por profissionais qualificados nas empresas. E também é muito difícil encontrar uma empresa hoje que realmente ‘trabalhe’. Porém, há o lado negativo, em que muitas empresas não sabem exatamente o que contratar, o que esperar do profissional, como motivá-lo ou como medir sua produtividade. Muitas empresas colocam critérios altamente especializados, por exemplo, ‘desenvolvedor em quatro linguagens e com experiência no ‘ERP X’, ou ‘obrigatório certificação Y’, e acabam não conseguindo encontrar bons profissionais, ou contratando os ditos picaretas”.

E quanto aos salários: quais pagam mais e quais pagam menos
O consultor Fábio aponta que pelo o que tem observado, as melhores condições salariais estão nos cargos gerenciais, como os Gerentes de Projetos. “As funções altamente especializadas, diretamente vinculadas a sistemas existentes, como exemplos Consultor SAP, DBA Oracle etc, estão em segundo lugar, porém demandam investimento em certificações, cursos e muita atualização”.
O importante é saber que quase toda função é relativamente nova, e não há um “sindicato” ou “conselho” da área, então os salários acabam sendo bastante discrepantes de empresa para empresa. Vale ressaltar que a pessoa deve se colocar como um profissional com mais do que apenas qualidades técnicas, para receber o devido reconhecimento e pleitear melhores salários.
“Suporte técnico e programação, principalmente nos estágios iniciais e em linguagens consideradas mais ‘simples’, são as que pagam menos. Dificilmente um programador PHP consegue uma remuneração acima de 10 salários mínimos, mas o mesmo programador, trabalhando com NET ou Java, pode ultrapassar os 20”.
Como se destacar neste mercado?
De acordo com Cláudio, quem quer se destacar nesta profissão tem de ter inventividade, ser interessado em tecnologia e as suas evoluções, além de saber trabalhar em equipe e mostras proatividade. “Eu recomendo muita leitura e que a pessoa não perca uma das mais importantes características que é essencial para estes profissionais: a criatividade”.
Fábio também deixa o seu recado: “Lembre-se sempre que se você tiver apenas um martelo na mão, vai achar que todos os seus problemas são pregos. Diversifique suas ferramentas e suas habilidades. Nascem e morrem novas tendências e ferramentas de TI todos os dias. Mantenha-se sempre atualizado e engajado, porém mantendo o foco. O mercado está começando a valorizar cada vez mais o perfil generalista. E não tenha medo de ser chamado de ‘nerd’ nessa área, pois a inteligência e a dedicação realmente importam”.
Por – Priscilla Silvestre

Fonte: http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Quais-os-melhores-campos-de-atuacao-na-area-de-TI_a42348_z345.aspx

Anúncios

Publicado em 19 de julho de 2011, em Baboo e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: