Proteja os seus dados do DropBox com o EncFS

 

Publicado por Pedro Lobo a 8 de Julho, 2011

Hoje em dia, a Internet é cada vez mais utilizada para guardar dados pessoais e documentos importantes, sendo um dos melhores serviços o Dropbox. De uma forma extremamente fácil e rápida pode aceder aos seus dados em qualquer computador a partir da sua conta, bem como manter todos os seus documentos importantes sincronizados nos seus computadores.

Com tantas funcionalidades o Dropbox rapidamente se tornou no serviço de eleição para a partilha de ficheiros, principalmente para projetos que englobam grupos de trabalho em que os seus elementos estão longe entre si.

Apesar de todas estas funcionalidades importantíssimas para a vida digital e apesar das promessas de segurança dos dados, provenientes dos criadores do Dropbox, a verdade é que os utilizadores atualmente estão a confiar em demasia no Dropbox expondo os seus documentos pessoais que por vezes são intransmissíveis.

Porque estão a confiar em demasia no DropBox? Muito simples: o Dropbox atualizou os seus TOS (Terms of service, em português normalmente denominado Termos e Condições, ou seja, a licença) e, a partir deste momento, eles passam a ter a possibilidade de aceder aos nossos dados, por consequência da possibilidade de utilizarem os nossos documentos para copiar, distribuir e até utilizar as ideias que encontrarem nos nossos ficheiros.

Ou seja, estamos perante um serviço que atualmente está a infringir todos os conceitos de privacidade que normalmente devíamos ter! É nesse sentido que este artigo existe! Através deste artigo, o utilizador poderá assegurar todos os seus dados transferidos para o DropBox encriptando-os completamente, tanto o seu conteúdo como o próprio nome do ficheiro, evitando assim que se comprometa a fugas de dados indesejados! E mais, essa encriptação será completamente transparente (automática), ou seja, não precisará de fazer rigorosamente nada depois de configurar!

Neste artigo será explicado como utilizar a ferramenta de encriptação EncFS para guardar dados privados de forma segura no DropBox, para que nunca comprometa ficheiros importantes que não deseje partilhados com mais ninguém, como por exemplo dissertações, teses de mestrado/doutoramento, ou até esboços de novos projetos da sua empresa!

O resultado, para os funcionários do Dropbox que possam ter acesso aos dados, será algo semelhante à imagem acima, ou seja, algo completamente desconhecido!

Relativamente ao referido acima, sobre os novos Termos de Serviço do Dropbox, você pode verificar a veracidade do que foi dito através deste artigo:

Transcrevendo um pouco do que foi lá dito:

By submitting your stuff to the Services, you grant us (and those we work with to provide the Services) worldwide, non-exclusive, royalty-free, sublicenseable rights to use, copy, distribute, prepare derivative works

Quer isto dizer que ao utilizar o DropBox eles podem copiar, distribuir e até fazer trabalhos derivados dos conteúdos que encontrarem nos ficheiros. Significa então que para além de poderem visualizar os nossos dados, podem até fazer uso 100% livre das nossas ideias! Já agora, convido-o a ver as reações nos comentários!

A encriptação de dados privados no DropBox é agora, portanto, mais importante do que nunca devido à atualização dos direitos de utilização. Por isso, a equipa do Ubuntued recomenda vivamente a aplicação do processo explicado neste artigo!

COMO FUNCIONARÁ ESTA ENCRIPTAÇÃO?

Do processo explicado neste artigo resultarão duas pastas, uma que estará na pasta do DropBox e que terá os conteúdos encriptados e outra que será a sua nova pasta principal para compartilhar ficheiros no Dropbox. O programa EncFS irá, então, criar novos ficheiros, encriptados na pasta do DropBox, conforme você puser ficheiros na nova pasta principal de partilha!

Para perceber melhor o funcionamento, recomendamos que veja este vídeo em que é mostrada a sincronização de novos ficheiros completamente encriptados:

PRÉ-REQUISITOS

DROPBOX

Sendo este um artigo sobre como proteger os seus dados do Dropox é necessário que faça primeiro a instalação e configuração deste programa. O procedimento não deverá demorar mais do que 5 minutos e pode ser efetuado por qualquer pessoa. Saiba mais informações no seguinte artigo:

APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENCRIPTAÇÃO

Tal como referido na introdução do artigo, o procedimento utiliza o programa EncFS para a encriptação de dados privados no Dropbox. Este programa encontra-se nos repositórios do Ubuntu pelo que a instalação pode ser feita rapidamente pelo terminal com o seguinte comando ou então simplesmente clicando no botão seguinte:

sudo apt-get install encfs

Depois de instalar o programa, deverá criar duas pastas importantes para este procedimento: a primeira será a pasta que terá os conteúdos encriptados e que será a pasta que o DropBox irá sincronizar; a segunda pasta terá os ficheiros originais que o EncFS irá encriptar para o DropBox. Assim, execute no terminal o comando seguinte para criar as referidas pastas:

encfs ~/Dropbox/.encrypted ~/Private

Será questionado se deseja criar as pastas acima referidas ( a “.encripted” e a “Private“) e o método de configuração a utilizar. Recomendamos que use o modo Pré-Configurado Paranóico  que já é bem seguro, no entanto pode utilizar configurações personalizadas se assim o desejar.

Também será necessária uma palavra-passe, utilize uma bastante segura para uma melhor proteção.

No final terá o volume “Private“ acessível no seu Ambiente de Trabalho, e a pasta “.encrypted” dentro da directoria do Dropbox.

A partir de este momento já poderá guardar os seus ficheiros na pasta “Private“. Eles serão automaticamente encriptados e enviados para a pasta “Dropbox/.encrypted“. Não se preocupe pois este método não irá duplicar os ficheiros, apenas terá guardado no disco os ficheiros da pasta Dropbox, servindo a pasta Private como um “espelho” desencriptado dos seus ficheiros.

Apesar de tudo terá de repetir estes passos sempre que ligar o seu computador, pelo que se pode tornar um pouco incomodativo. A configuração seguinte irá adicionar ao seu computador um programa que irá fazer todos esses passos de forma automática.

CONFIGURAÇÃO DE ARRANQUE DO UBUNTU

Recomendamos, também, a instalação do programa GNOME-EncFS para que possa automatizar todo o processo anterior sempre que iniciar o seu computador e também guardar a password do EncFS para um acesso mais rápido.

Faça a transferência do GNOME-EncFS na seguinte ligação:

No final da transferência extraia o seu conteúdo para a sua Pasta Pessoal e modifique o nome da pasta para, exatamente, “gnome-encfs“, desta forma apenas será necessário copiar os seguintes comandos para proceder à instalação do Gnome-EncFS:

cd ~/gnome-encfs && sudo install gnome-encfs /usr/local/bin && gnome-encfs -a ~/Dropbox/.encrypted ~/Private

Será necessário inserir a sua password do EncFS de forma a ser guardada no Keyring do Ubuntu.

DICA EXTRA

Ao seguir os passos anteriores ficará guardada na pasta do Dropox um ficheiro com a sua “Key” de desencriptação, se por um lado irá poupar algum tempo ao fazer esta instalação noutros computadores, por outro o utilizador poderá sentir-se um pouco vulnerável ao ver um ficheiro tão importante no Dropbox.

É possível fazer com que o Dropbox não guarde este ficheiro, mas no futuro terá de o copiar manualmente para todas as máquinas onde faça a instalação. Primeiro terá de copiar o ficheiro “.encfs6.xml” (faça a combinação de teclas Ctrl+H para ver este ficheiro) da pasta ~/Dropbox/.encrypted para um local seguro.

De seguida insira o seguinte comando no terminal:

dropbox exclude add ~/Dropbox/.encrypted/.encfs6.xml

Copie novamente o ficheiro “.encfs6.xml” para a pasta “.encrypted” e, finalmente, apague o ficheiro a partir do site do Dropbox.

REFERÊNCIAS

WebUpd8
Pragmattica

Dropbox Tips and Tricks

Anúncios

Publicado em 15 de julho de 2011, em Ubuntued e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: