Como ter a barra da Google com o tema Ambiance

Publicado por Cláudio Novais a 13 de Julho, 2011

Menu da Google com visual do Ubuntu

A Google decidiu remodelar quase todos os seus serviços, proporcionando um visual bastante mais moderno, com linhas bastante mais suaves e, sem dúvida, mais bonitas. Para além da estética dos seus serviços, a Google também decidiu apresentar uma barra horizontal em todos os seus serviços, proporcionando, assim, um fácil acesso a todos os serviços da Google.

Este artigo aborda exatamente essa barra. Através deste artigo, poderá ter a barra com o aspeto padrão do Ubuntu (tema Ambiance), ou seja, com uma barra com um visual praticamente igual à barra superior do Ubuntu. O procedimento explica como alterar a barra no Firefox , no Google Chrome, no Chromium e no Opera.

Menu da Google no Opera, na página do Google Maps

O procedimento explicado neste artigo é extremamente fácil de realizar, no entanto, tem um ou outro pormenor que deve ter em atenção, por isso, recomenda-se que siga o artigo de uma forma sequencial.

Relativamente às alterações feitas, elas aplicam-se apenas à barra superior que é apresentada em todos os serviços da Google, não alterando mais nenhum aspeto das páginas.

Diferenças entre o menu da Google original e o alterado

Para além disso, existe outro pormenor muito importante a ressalvar neste artigo: o procedimento explicado necessita de um ficheiro que altera o aspeto da barra. O ficheiro original, que pode ser encontrado nesta página do Gnome-look, no caso do Firefox não funciona na maioria dos domínios da Google, nomeadamente os de Portugal, do Brasil e até da Espanha (uma vez que tenho alguns leitores da Espanha!). Nesse sentido, editei o ficheiro para aceitar outros domínios da Google, nomeadamente:

google.com.br, google.pt, google.pt, google.es, google.fr, google.it

VÍDEO DEMONSTRATIVO DO PROCEDIMENTO

Antes de mostrar o procedimento para cada browser, recomendo a visualização deste vídeo que mostra as alterações necessárias para todos os browsers enunciados neste artigo. Poderá também ver o resultado dessas alterações. Assim, se lhe agradar poderá seguir o procedimento!

COMO MODIFICAR A BARRA SUPERIOR DA GOOGLE

FIREFOX

Para alterar a barra superior da Google no Firefox, apenas precisa de copiar um ficheiro para uma pasta que você mesmo terá de procurar. Porquê? Simples: infelizmente ou não, o Firefox define um nome aleatório de uma pasta que contém as definições pessoais. Ora, como essa pasta varia de computador para computador, você terá de a encontrar!

Assim, comece por abrir a sua Pasta Pessoal e escreva na barra de localização (se não sabe como aceder à barra de texto veja este artigo) a seguinte localização:

~/.mozilla/firefox/

Pasta com um nome aleatório que termina em ".default"

Depois, deverá procurar pela referida pasta que tem um nome aleatório mas que termina com “.default” (no caso da imagem acima, ela chama-se “ik4j84p5.default”).

A criar uma pasta com o nome Chrome

Entre nela e depois deverá entrar numa pasta com o nome “chrome”. Caso essa pasta não existe, que é o mais provável acontecer, crie uma pasta exatamente com esse nome!

A copiar ficheiro com as definições de alteração da barra da Google

Quando aceder a esta última pasta, deverá copiar para essa localização o ficheiro que define a alteração da barra do Gnome. Tal como referido, você pode utilizar o ficheiro que se encontra na página oficial dele (clique aqui para ver essa página), no entanto, não funciona para a generalidade dos nossos domínios (portugueses) e, por isso, muito provavelmente não vai funcionar para você. Assim, recomendo que utilize olink seguinte para fazer download do ficheiro:

Guarde, então, o ficheiro na pasta “chrome” referida acima, com o nome: “userContent.css”. Se guardar numa outra localização depois arraste/mova para a tal pasta, tal como acontece na imagem acima. Depois, inicie o Firefox e verá que a barra do Google agora tem um visual bastante semelhante à barra do Ubuntu.

GOOGLE CHROME E CHROMIUM

Esta alteração também é possível no Google Chrome. Aliás, apesar do método ser igual, a alteração é mais simples de realizar que no Firefox pois não existe aquele problema do nome da pasta ser aleatório.

Assim, comece por abrir a sua Pasta Pessoal. Depois, barra de localização deverá escrever o seguinte para aceder à pasta oculta respectiva às definições do Google Chrome (se não sabe como aceder à referida barra de localização veja este artigo):

~/.config/google-chrome/Default/User StyleSheets

A aceder à pasta do Google Chrome

No caso de você utilizar o Chromium, então em vez da localização referida acima, deverá aceder à localização seguinte:

~/.config/chromium/Default/User StyleSheets

A aceder à respectiva pasta do Chromium

Quando navegar para a nova localização, verá que se encontra um ficheiro com o nome “Custom.css”, que em princípio está vazio. Abra-o com o editor de texto.

A abrir o ficheiro de configuração

Ao mesmo tempo, faça download deste ficheiro e abra-o também com o Editor de Texto:

A copiar o conteúdo de um ficheiro para outro

Depois, deverá copiar o conteúdo deste ficheiro que fez download para dentro do ficheiro que abriu na localização acima referida. Por fim, guarde o ficheiro e inicie o Google Chrome ou o Chromium!

Grave o ficheiro

OPERA

Por fim, relativamente ao Opera, o procedimento não é igual ao referido para os 3 browsers acima. Ao contrário dos procedimentos enunciados, para o Opera deverá primeiro abrir um dos serviços da Google onde tenha a barra a alterar. Pode abrir por exemplo o Google.com.

A aceder Às opções da página

Depois, clique com a tecla da direita do mouse na página e escolha a opção “Editar Preferências do Sítio…”. Será aberta uma nova janela e deverá selecionar a aba “Aparência“.

A selecionar a aba Aparência

Nessa aba, deverá clicar no  botão “Escolher” e selecionar este ficheiro de configuração que você deverá guardar num local seguro, visto que o Opera irá utilizá-lo sempre que aceder a esta página:

Clique em "Escolher"

Por fim, depois de selecionar então esse ficheiro, clique no botão OK (o botão mostrado na imagem acima) e atualize a página. O resultado será visto imediatamente!

REFERÊNCIAS:

Gnome-look: Google menu Ubuntu theme;
Ubuntu Life: Google menu Ubuntu theme.

 

Leia mais em: http://ubuntued.info/como-ter-a-barra-da-google-com-o-tema-ambiance

Anúncios

Publicado em 15 de julho de 2011, em Ubuntued e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: