Atualização do Motorola Milestone para Android 2.2 (Froyo) – O Pulo do Gato



Autor: FRANCISCO IVAN RODRIGUES DE ANDRADE <ivan at bsd.com.br>
Data: 08/07/2011

Apresentação

A Motorola falou que já estava disponível neste semestre a atualização do Android 2.2 (Compilação Froyo) para o Milestone, porém passei dias tentando instalar ele, tanto pelo próprio aplicativo do celular, emAtualização Automática, quanto usando o próprio software de Update da Motorola, porém, eles sempre diziam que não havia atualização para o meu telefone e olha que ele ainda estava com a versão do Android 2.0.
Saí pesquisando então em vários tutorias na Internet, porém não achei em nenhum deles muitos detalhes, ou explicações suficientes, saí então pegando o que tinha de melhor em cada um e travei minha batalha na busca de atualizar o meu aparelho.
O engraçado, é que na grande maioria das vezes, os tutoriais não vem mostrando o “Pulo do Gato”, aquele que é preciso fazer para a coisa funcionar. Bem o diferencial deste tutorial dos demais é que vou revelar o “pulo do gato” para vocês, pois foi justamente isto que empacou a minha atualização durante dias, até eu descobrir, e ter sucesso na minha batalha.

Recomendações

Como de praxe, em qualquer tarefa que vá executar, faça backup de seus arquivos e agenda telefônica. Pois o seu aparelho celular será formatado e você perderá tudo inclusive seus contatos e aplicativos.
No caso dos contatos ele está salvo na Conta do Google, ou seja, na primeira vez que você logar em sua conta, seus contatos aparecerão novamente.
Já no caso dos Aplicativos eu uso o aplicativo Astro File Manager, com ele você consegue fazer um backup de todos Aplicativos para o cartão de memória, depois do processo de atualização é só você reinstalar o Astro File Manager que ele fará a restauração de seus aplicativos instalando 1 por 1 novamente. Você também pode fazer isso através do aplicativo da Motorola Moto Portal, é bem simples.
É recomendável também estar com a bateria totalmente carregada, ou seja com 100%, o processo não demora tanto, mas é sempre bom prevenir.

Ferramentas Necessárias

Lembrando que a ROM é oficial da própria Motorola, não é uma ROM modificada. Neste vai ter a opção de linguagem do português.
Baixe o Motorola Driver Installation:

Para quem usa Windows 7, na primeira tentativa de instalação pode ocorrer um erro, por isso recomendo que mude o executável para Modo de Compatibilidade para Windows XP.
Baixe o Programa RSD Lite, a ultima versão localizado no link abaixo:

Baixe o Android 2.2 Froyo para Milestone, esse arquivo é a imagem da ROM original da Motorola:

O Pulo do Gato

Aqui vai uma super dica que não se encontra no restante dos tutoriais e é o diferencial deste, para que o Milestone reconheça sem problemas no seu PC, devemos retirar o cartão SIM, e o cartão de memória Micro SD, pois o que me parece é que ele não consegue fazer este gerenciamento, ou é puramente um modo de proteção do Android para que não ocorra nenhum erro durante o upgrade, como um registro de chamadas por exemplo, quero acreditar mais na ultima opção!

Mão na Massa

  1. Primeiro de tudo mude o seu celular para o modo de depuração, vá em: Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento -> Ative Depuração USB.
  2. Instale todas as ferramentas e o Driver em seu Computador, antes de conectar o celular.
    Ok, somente agora conecte o Milestone via USB, ele irá instalar todos os drivers novos, isso pode demorar, mas tem que esperar mesmo, e se ocorrer algum erro na instalação dos drivers, reinicie o computador e conecte o celular no USB outra vez e aguarde a instalação.
  3. Com o celular conectado abra o RSD Lite, e espere aparecer A853 na tabela do programa.
  4. Agora no RSD Lite selecione o arquivo da imagem que você baixou (Android 2.2) e clique em Start, irá aparecer o status das tarefas sendo realizadas. O processo pode demorar cerca de uns 10 minutos e o Milestone irá reiniciar algumas vezes.
    Obs.: Não faça nada durante esse tempo, embora o RSD LIte peça para você reiniciar o celular manualmente, tenha calma e espere mais um pouco.
  5. No último Boot já vai abrir o Android 2.2, espere todos os Drivers serem instalados novamente e espere aparecer escrito no RSD Lite Finished e PASS, agora desconecte o aparelho.
  6. Agora ligue o WiFi e na Android Market procure pelo aplicativo APN Brasil, instale ele, escolha a sua operadora e ele vai configurar todos os pontos de acesso da sua operadora.
  7. Ainda no Android Market procure pelo aplicativo My More Locale 2, com o aplicativo aberto vá em Menu -> Add Locale e escreva Brasil na Label ou um nome de sua preferência e em Language escreva PT ISO639, e em Country coloque BR ISO 3166, depois clique em ADD.

Considerações Finais

Linux: Atualização do Milestone para Android 2.2 (Froyo) - O Pulo do Gato
Motorola Milestone com Android 2.2 (Froyo)

De cara parece ser complicado, mas não é! É um pouco trabalhoso e, como falei lá no início, o maior problema é que o telefone não era reconhecido facilmente pelo PC estando conectados o cartão SIM e MicroSD. Então galera, esta é minha colaboração e disseminando um pouco este conhecimento em prol do conhecimento livre. Estou à disposição para sugestões e dúvidas. Até a próxima.
VIVA O LINUX!

Referências


Leia mais em: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Atualizacao-do-Motorola-Milestone-para-Android-2.2-(Froyo)-O-Pulo-do-Gato/

Anúncios

Publicado em 12 de julho de 2011, em Vivaolinux. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: