Como gerir as suas extensões no Google Chrome [iniciantes]

Publicado por António Cascais a 4 de Julho, 2011 Comments (0)
Categorias: Extensões para o Google ChromeIniciantes Tags: 

Com o passar do tempo, cada vez surgem mais extensões para o Google Chrome. Há extensões para todos os gostos: extensões para aumentar a segurança, para aumentar a produtividade, para aumentar o nível de navegação do utilizador, etc.

É natural que, após algum tempo de utilização do Google Chrome, o número de extensões instaladas seja grande. E também é natural que, com o passar do tempo, o utilizador deixe de gostar tanto de umas extensões e passe a gostar mais de outras. Porque, à medida que o tempo passa, os gostos mudam.

Assim, é bastante importante arranjar um bom método para gerir as extensões instaladas. Principalmente porque grande parte das extensões tem um ícone associado que fica colocado junto à barra de endereços do Google Chrome. Ou seja, quanto maior for o número de extensões instaladas, maior o número de ícones que aparece junto à barra de endereços e, consequentemente, menos espaço disponível existe.

E uma das melhores formas de gerir as extensões já vem incorporada no Google Chrome, tal como poderá ver ao longo deste artigo.

O Google Chrome permite-lhe, por padrão, gerir de uma forma bastante eficaz as suas extensões. É possível, de uma forma bastante rápida, desativar extensões, desinstalar extensões ou esconder o seu ícone da barra de tarefas.

Desta forma, pode utilizar estas opções do Google Chrome para ganhar espaço junto à barra de ferramentas e também rapidez a nível de navegação, pois quanto maior for o número de extensões instaladas mais pesado o browser fica (no entanto, tenha em atenção que pode ter bastantes extensões instaladas sem notar quebras na performance do Google Chrome).

De seguida vamos ver como utilizar esta funcionalidade (feature) do Google Chrome e também a vamos pôr em prática.

COMO FUNCIONA ESTA FEATURE DO GOOGLE CHROME

Há duas formas de gerir as suas extensões: ou através do ícone delas junto à barra de endereços, ou através do menu de extensões. Mais à frente vamos analisar estes dois métodos. Para já, vamos ver as opções disponíveis.

OPÇÕES DISPONÍVEIS

Há várias opções disponíveis que lhe permitem fazer a gestão das suas extensões no Google Chrome:

  • Options: Através desta opção pode aceder às configurações da extensão pretendida. É aconselhável que configure todas as extensões que utiliza para que fiquem à sua medida e porque, num segundo plano, elas ficam mais de acordo com os seus gostos pessoais.
  • Disable: Esta opção permite desativar uma extensão. É útil para extensões que caíram em desuso. Assim, pode marcar a extensão como inativa para que não fique a consumir recursos. Mais tarde, quando voltar a precisar dela, basta ativá-la de novo. De realçar que, ao desativar uma extensão, as configurações ficam gravadas na mesma e nenhuma se perde.
  • Uninstall: Esta opção permite-lhe desinstalar as extensões que quiser. Quando se fartar de uma extensão ou quando achar que a extensão não vai de encontro com o que pretendia, basta utilizar esta opção para a desinstalar do seu Google Chrome. De notar que, se mais tarde voltar a instalar a mesma extensão, as configurações não serão gravadas e é necessário configurar a extensão de novo.
  • Hide button: Aqui pode escolher quais os ícones que aparecem junto à barra de endereços. Ao clicar em “Hide Button”, o ícone da extensão passa a ficar escondido e só é possível aceder a essa extensão através das ferramentas.
  • Allow in incognito: O modo “incognito” é o modo de navegação privada do Google Chrome (pode ser acedido através do atalho ctrl+shift+n). Assim, ao ativar esta opção, a extensão fica disponível neste modo. Por padrão, esta opção está sempre desativada. Portanto, é necessário ativar nas extensões que o utilizador pretender usar no modo privado.

De seguida, vamos ver quais os métodos disponíveis para aceder a estas opções.

MÉTODOS DE GESTÃO DISPONÍVEIS NO GOOGLE CHROME

Para que seja possível fazer a gestão das suas extensões há dois métodos disponíveis. Apesar de serem bastante parecidos, há algumas diferenças a nível de opções disponíveis.

Assim sendo, vamos falar sobre esses métodos. O primeiro é gerir a extensão através do seu ícone, junto à barra de endereços do Google Chrome. Ao utilizar este método, é possível aceder às opções da extensão (caso haja), desativá-la, desinstalar a extensão e, por fim, esconder o botão. Esta última opção só está disponível através deste método.

O outro método disponível é fazer a gestão das extensões através da página de extensões do Google Chrome. Para aceder a essa página, basta clicar no botão de configuração do Google Chrome, aceder aTools (Ferramentas) e, por fim, a Extensions (Extensões).

Nessa página, é possível desativar as extensões pretendidas, fazer a sua desinstalação, aceder às opções (se disponível) da extensão e, por fim, ativar a opção que permite que elas entrem em funcionamento no modo de navegação privada. Esta última opção só está disponível através deste método. É através desta página que é possível voltar a ativar a opção de mostrar o ícone junto à barra de endereços (ver imagem abaixo). Só é possível fazer isto se, como é óbvio, tiver escolhido a opção de esconder o ícone.

CONCLUSÕES

Como pôde ver, o Google Chrome permite-lhe fazer uma gestão bastante boa das suas extensões. Através dos métodos referidos acima, pode escolher quais as extensões que pretende ver junto à barra de endereços e, assim, pode tirar aquelas que menos usa e poupar muito espaço.

Também há algumas extensões cujo objetivo principal é ajudar o utilizador a organizar as extensões que tem instaladas no Google Chrome. No entanto, apesar do seu pontencial, essas extensões ainda estão em fase de testes e, portanto, ainda não aconselho a sua utilização. Quando elas entrarem em fase final, talvez escreva um artigo para o Ubuntued sobre elas.

Por fim, deixo-lhe aqui um pequeno vídeo onde pode ver estes métodos a funcionar. Espero que tenha gostado e, como sempre, sinta-se à vontade para fazer perguntas através dos comentários.

Anúncios

Publicado em 5 de julho de 2011, em Ubuntued e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Um comentário começa grandes debates!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: